Pequenas conquistas

“...Quando vierem as chuvas e as inundações e os ventos castigarem a casa, ela cairá com grande estrondo” Mateus 7:24-27

“Quem ouve Minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme. Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme. Mas quem ouve meu ensino e não o pratica é tão tolo como a pessoa que constrói sua casa sobre a areia. Quando vierem as chuvas e as inundações e os ventos castigarem a casa, ela cairá com grande estrondo.”
Mateus 7:24-27

Assim como dominós, criar e abandonar hábitos consiste num incontável número de passos, diários e possíveis, que levam a uma grande mudança.
O autor Craig Groeschel diz isso de forma simples: “Pequenas disciplinas feitas consistentemente, com o tempo, levam a grandes resultados”.
Os hábitos não são destinos grandiosos nos quais você chegará um dia – eles são minúsculos passos que você dá todos os dias.

Algumas das pequenas conquistas mais importantes que você pode obter com frequência são os “hábitos chave”, que são como uma “pedra angular”.
A maneira mais rápida de compreender tais hábitos é aprender o que é uma pedra angular.
Esse é um termo arquitetônico para uma pedra em formato de cunha que ficava no topo e no centro de um arco de tijolos ou pedras. Cada pedra no arco empurra seu peso na direção da pedra angular, e o formato triangular desta faz o arco inteiro ter suporte.
Se a pedra angular for removida, a estrutura inteira cai.
Na Biologia, uma espécie-chave é aquela da qual um ecossistema depende.
Da mesma forma, um hábito chave provê suporte e energia para outros hábitos em sua vida.
A maioria dos livros sobre hábitos abordará a questão dos hábitos chave como pedras angulares, e eles devem fazer isso, mas o que eles possivelmente não dirão é que há uma outra pedra.
Jesus chamou a Si mesmo de Pedra Angular, cujo significado também é usado para representar uma pedra usada para fornecer suporte para a estrutura inteira de um prédio.
Você pode ter todos os seus hábitos chave corretos e, mesmo assim, desmoronar se eles não tiverem uma base em Jesus como sua Pedra Angular.

Aqui está uma pequena lista de hábitos chave a se considerar.
Quais deles você pode acrescentar à sua vida? Você fez de Jesus sua Pedra Angular?
Acordar cedo o suficiente para iniciar seu dia com Jesus.
Dormir pelo menos oito horas por noite.
Comer pelo menos uma refeição junto com a família ou amigos próximos diariamente.
Frequentar uma igreja local semanalmente e participar fazendo doações e servindo lá.
Exercitar-se pelo menos três vezes por semana, por pelo menos 20 minutos.
Declarar algumas verdades sobre si mesmo todos os dias.
Criar bons hábitos diários e se livrar dos maus hábitos é um processo diário para o resto de sua vida.
Ler este caderno é uma ferramenta que pode ajudá-lo enquanto você faz de Jesus sua Pedra Angular.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral