Pequenas trilhas

EUA suspendem emissão de novos Green Cards
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, na segunda-feira, 22/06, uma ordem executiva que congela temporariamente a emissão de green cards, que são os vistos permanentes para estrangeiros, e também de certos vistos de trabalho emitidos para funcionários com habilidades técnicas consideradas valiosas. A medida vale apenas até o final de 2020.

TCU recebe pedido para suspender salário de Moro
A Procuradoria-Geral da República acionou o Tribunal de Contas da União pedindo a suspensão do pagamento de futuros salários ao ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro. Apesar de ter deixado o governo em abril, Moro continuará recebendo os R$ 31 mil mensais até outubro.
A remuneração posterior ocorre porque membros da cúpula governista são proibidos de prestar serviços à iniciativa privada por seis meses após sua demissão, exoneração ou aposentadoria em razão de terem informações privilegiadas.

Eleições adiadas
A Câmara aprovou a mudança das eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus. As novas datas são: 1º turno em 15 de novembro e 2º turno em 29 de novembro — o calendário original previa o primeiro turno das eleições em 4 de outubro e o segundo turno, em 25 de outubro. O texto foi aprovado em definitivo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou para a última quinta-feira (02) uma sessão do Congresso para promulgar a PEC Proposta de Emenda à Constituição).

CPFL Energia fecha parceria com PicPay para pagamento de conta de energia sem sair de casa
A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, fechou parceria com a plataforma de pagamento de contas e transferência de dinheiro, PicPay, para levar mais uma facilidade de pagamento neste período de pandemia, aos clientes da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE. De 1º a 31 de julho, quem realizar o pagamento da conta de energia no app da PicPay, receberá um bônus (cashback) de 10%, limitado a R$ 15.

SP define centros que farão testes da vacina contra o coronavírus
O Governador João Doria anunciou, na quarta-feira (1º), que foram definidos os 12 centros que serão responsáveis pelos testes de fase 3, em humanos, da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, uma das mais promissoras em todo o mundo. “Quero ressaltar que o acordo com a Sinovac prevê explicitamente a transferência de tecnologia para a produção em escala industrial da vacina contra o coronavírus em São Paulo pelo Butantan. E assegurar também que a vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS em São Paulo e em todo o país. A capacidade de produção do Instituto Butantan é de 100 milhões de unidades da vacina”, disse o Governador.
Entre os 12 centros de testes, está a Unicamp.

Unicamp não fixa prazo para volta
A Unicamp anunciou, nesta semana, que as atividades presenciais na universidade estão suspensas por tempo indeterminado em razão da pandemia do coronavírus. É a primeira vez, desde o primeiro anúncio de suspensão das atividades presenciais, em 13 de março, que a reitoria não define prazo de duração da medida.

Mulher cai com carro no Rio Atibaia
Uma mulher, de 41 anos, ficou ferida na manhã de terça 30/06, em Jaguariúna, após cair com o carro, um Corsa, dentro do Rio Atibaia. A motorista perdeu o controle da direção do carro, bateu contra o guard-rail e caiu de uma altura de três metros no rio. A mulher foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Ela estava consciente, mas apresentava sinais de hipotermia e se queixava de dores no braço.

Polícia investiga ‘Homem Pateta’ que induz mutilação
Um homem, vestido com uma máscara do personagem Pateta, da Disney, estaria induzindo crianças e adolescentes a se mutilarem. A Polícia Federal (PF) passou a investigar o caso e, de acordo com os agentes, um perfil com o nome de ‘Jonatan Galindo’ nas redes sociais está promovendo os vídeos. Polícia alerta aos pais para acompanharem filhos em redes sociais.

Vacinação segue até 24 de julho
A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza foi prorrogada nesta semana para o dia 24 de julho pelo Ministério da Saúde.

ANS obriga planos de saúde a cobrir testes sorológicos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde, incluiu os testes sorológicos para a infecção pelo novo coronavírus entre os procedimentos obrigatórios que devem ser atendidos pelos planos de saúde. Com a Resolução, os exames sorológicos passam a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado quadros de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda. Até agora, os planos estavam obrigados a cobrir apenas o exame PCR. Agora, o resultado diz se a pessoa já teve contato com o vírus da Covid-19 e o sistema imunológico produziu anticorpos.

Fies tem prazo prorrogado para o dia 31 de julho
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou, para o dia 31 de julho de 2020, os prazos para validação pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento e para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente às inscrições do 1º semestre de 2020 que estão vencidas.