Pequenas trilhas

Governo de SP anuncia início dos testes da vacina contra o coronavírus no Brasil
O Governador João Doria anunciou, na segunda-feira (20), em coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, o início dos testes da CovonaVac, vacina contra o coronavírus, no Brasil. O Instituto Butantan receberá as doses de imunizantes e placebos que serão utilizados na realização da terceira fase de ensaios clínicos para desenvolvimento da vacina, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science.

HC da Unicamp prepara centro para iniciar testes com a vacina CoronaVac produzida pela empresa chinesa Sinovac (1)
O Hospital de Clínicas da Unicamp vai integrar um estudo multicentrico para testar 500 profissionais de saúde, voluntários para a terceira fase da vacina chinesa contra o coronavírus (Sars-CoV-2). O anúncio foi confirmado na segunda-feira (13) pelo governador João Doria e, no dia 15, pelo coordenador do projeto no HC, professor Francisco Aoki. Os testes iniciam dentro de 30 dias, assim que a estrutura do local estiver pronta e vistoriada pela equipe do Instituto Butantan.

HC da Unicamp prepara centro para iniciar testes com a vacina CoronaVac produzida pela empresa chinesa Sinovac (2)
O credenciamento do HC da Unicamp, como um dos centros de pesquisa selecionados, juntamente com outros 11 centros de investigação para os ensaios clínicos, é de fase III duplo-cego, randomizado, controlado com placebo para avaliação de eficácia e segurança em profissionais da saúde da vacina adsorvida SarsCov2 (inativada) produzida pela farmacêutica Sinovac Research & Development Co., Ltd (Sinovac Biotech Co., Ltd), da China.

Queda no volume de doações de sangue coloca Hemocentro da Unicamp em alerta
Para abastecer os estoques que atendem a 41 cidades da região, o Hemocentro da Unicamp precisa de 1200 doações por semana. Mas, com a pandemia, houve uma queda de 30% no volume de doações recebidas por voluntários. O diretor do serviço de coleta da UNICAMP, Vagner de Castro, explicou em um vídeo o quanto é seguro ir doar sangue agora, com as medidas que o Hemocentro tomou para evitar a transmissão do novo coronavírus. Veja em:
https://www.unicamp.br/unicamp/tv/reporter-unicamp/2020/06/19/queda-no-volume-de-doacoes-de-sangue-coloca-hemocentro-da-unicamp-em

Terminal de Carga de Viracopos passa a oferecer novo serviço para exportadores
O Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos passou a oferecer um novo serviço aos exportadores que precisam manter a carga em áreas de temperatura controlada, atendendo empresas que enviam para fora do país produtos perecíveis, medicamentos e insumos para a indústria farmacêutica e química, entre outros. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos disponibilizará o Serviço de Permanência de Carga em área de Temperatura Controlada para Exportação, garantindo o armazenamento da carga em câmara fria específica, com temperatura controlada e reconhecida internacionalmente pela IATA (International Air Transport Association), por meio da Certificação CEIV-Pharma.

TSE irá discutir novas medidas sanitárias durante as eleições deste ano
Mesmo com o adiamento das eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue implementando novas medidas para garantir a segurança dos eleitores devido à pandemia da Covid-19.

Número de infectados pela Covid-19 cai, mas RMC vê mortalidade crescer na 29ª Semana Epidemiológica
O último balanço do Observatório PUC-Campinas sobre o coronavírus na Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostra que, ao término da 29ª Semana Epidemiológica, apurada de 12 a 18 de julho, houve taxa decrescente de novos casos da doença (-29% em relação à última semana). Apesar disso, as 164 mortes registradas representaram aumento de 6,4% no período.

Fazenda prorroga prazo de pagamento do IPVA para veículos 0 km vendidos de fevereiro a maio
A Secretaria da Fazenda e Planejamento prorrogou, até 31 de agosto, o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos novos (0 km) com nota fiscal emitida no período de 19 de fevereiro a 30 de maio. A prorrogação, estabelecida pela Resolução SFP 58/2020, se deve à interrupção momentânea dos serviços de licenciamento de veículos no Detran.SP entre os dias 21 de março e 20 de maio, causada pela pandemia da Covid-19. Muitos proprietários não conseguiram pagar o imposto dentro do prazo legal (30 dias a contar da data de faturamento do veículo) e, quando o fizeram, tiveram de arcar com multas e juros por atraso.

Governo de SP inicia testes clínicos em voluntários para a vacina contra o coronavírus
O Governador João Doria acompanhou, na terça-feira (21), o começo da testagem da vacina contra o coronavírus no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O imunizante foi aplicado nos primeiros voluntários, dando início ao estudo que será conduzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, parte do grupo Sinovac Biotech.

Por diferenças no calendário, Enem não será aceito para ingresso na Unicamp em 2021
Devido à incompatibilidade de calendários, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, não será aceito para ingresso na Unicamp. As 639 vagas oferecidas pelo edital Enem-Unicamp, cerca de 20% das vagas totais de ingresso, serão ofertadas no vestibular tradicional, incluindo as vagas oferecidas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos e pardos. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa na quarta-feira (22) pelo diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto.