Pequenas trilhas

7,8 milhões de brasileiros ainda sofrem com distância de atendimento de alta complexidade
Conhecido por suas dimensões continentais, o Brasil tem que lidar com mais um desafio em meio à pandemia da Covid-19: a acessibilidade de boa parte da população aos serviços de saúde. Isso porque mais de 7,8 milhões de brasileiros estão a pelo menos quatro horas de distância de um município que ofereça atendimento de alta complexidade.

Pecuária: Segundo trimestre tem crescimento no abate de suínos e queda no de bovinos e frangos
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção animal no segundo trimestre de 2020 apontam aumento de 5,9% no abate de suínos e queda de 9,7% no abate de bovinos. Os números comparados com o mesmo período do ano passado também revelam queda de 1,6% na produção de frangos. Os números também apontam recuo de 2,9% na aquisição de leite.

Plano SP preservou 318 mil empregos na pandemia, diz estudo da Fipe
O Vice-Governador Rodrigo Garcia apresentou, na segunda-feira (17), um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que aponta que o Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e retomada gradual da atividade econômica preservou 318 mil empregos desde o início de junho. A Fipe é um órgão de apoio institucional da USP (Universidade de São Paulo).

Governo de SP oferece 10 mil vagas com auxílio-desemprego em 365 municípios
O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou, na segunda-feira (17), a criação de 10 mil bolsas de auxílio-desemprego no programa Emprego e Renda. Os participantes receberão o benefício mensal de R$ 330,00 e ainda terão a oportunidade de realizar cursos de qualificação. As vagas serão distribuídas nos 365 municípios do estado de São Paulo. As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas.

Prazo para declaração ao Censo Escolar termina nesta sexta-feira (21)
As escolas públicas e privadas têm até esta sexta-feira (21/08) para finalizar o fornecimento de dados para o Censo Escolar 2020. O Sistema Educacenso está aberto desde o dia 27 de maio. O prazo neste ano foi estendido em 27 dias por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mapa solicita esclarecimentos às autoridades das Filipinas sobre suspensão das importações de carne de frango do Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) solicitou esclarecimentos às autoridades das Filipinas após o governo do país asiático suspender as importações de carne de frango do Brasil. O Mapa entende que a decisão tomada pelo governo filipino foi desproporcional ao interromper todo o comércio com base em informações veiculadas pela imprensa chinesa.

Proprietários rurais já podem pagar e emitir Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais 2020
Produtores rurais já podem consultar e emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) de 2020. O documento comprova que o proprietário da terra está em situação de regularidade com o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Para se ter acesso ao documento, é preciso pagar a Taxa de Serviço Cadastral, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor varia de acordo com o tamanho do imóvel. O prazo final para pagamento é 15 de setembro. Em caso de atraso, a taxa aumenta de valor.

Eleições 2020:  Municípios já podem nomear mesários e membros de mesas receptoras de votos
Desde terça-feira (18), os municípios já podem começar a nomear mesários, membros das mesas receptoras de votos e de justificativas eleitorais e eleitores que ajudarão no apoio logístico das Eleições 2020. O prazo para as nomeações vai até o dia 16 de setembro.
As novas datas estão de acordo com as mudanças no Calendário Eleitoral, em virtude da pandemia. A data para eleger prefeitos e vereadores dos municípios também mudou, com o primeiro turno para 15 de novembro e o segundo para 29 de novembro.

MEC vai contratar internet para cerca de 900 mil alunos de baixa renda
O Ministério da Educação (MEC) vai fornecer acesso à internet a cerca de 900 mil estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Ensino Superior e da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa foi a solução encontrada para garantir conectividade aos alunos que não tenham renda para contratar serviços de banda larga, cada vez mais necessários para o aprendizado remoto, em virtude do isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Cotil recebe pedidos de redução da taxa do Vestibulinho 2021
O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) receberá, de 18 a 24 de agosto, solicitações de candidatos interessados em pedir redução da taxa do Vestibulinho 2021. O processo seletivo do Colégio será feito por meio de análise do Histórico Escolar dos candidatos inscritos, considerando as notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (ou disciplinas equivalentes) cursadas no 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série), sem a realização de prova e redação.

Escola de idiomas online tem crescimento de mais de 35% durante a pandemia
As escolas de idiomas online tiveram crescimento de mais de 35% durante a pandemia.
Rodrigo Bucollo, CEO da Best View, acredita que a procura por cursos à distância vai continuar mesmo após o fim da crise sanitária.

Covid-19: Pesquisa da USP mostra que anti-inflamatório melhora recuperação em casos graves
Um estudo preliminar da Universidade de São Paulo (USP) encontrou bons resultados no uso do anti-inflamatório colchicina, usado no tratamento da gota, na recuperação de pacientes graves de covid-19.
De acordo com a pesquisa, os pacientes que usaram o medicamento se recuperaram mais rapidamente do que aqueles que não usaram. Eles ficaram livres da aplicação de oxigênio três dias antes dos outros e puderam voltar para casa mais cedo.

Pesquisa mostra que pessoas ainda não estão confiantes para frequentar espaços públicos durante pandemia
De acordo com pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, a população ainda não se sente totalmente segura para retornar às atividades presenciais no momento. No Reino Unido, a empresa Intertek constatou que 70% dos entrevistados disseram que não gostariam de retornar ao trabalho, a menos que medidas de segurança autenticadas estejam em vigor.

Ações emergenciais do setor cultural são regulamentadas por meio de decreto presidencial
Um decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro deve regulamentar ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia da Covid-19. O projeto foi elaborado com a participação dos estados, Distrito Federal e municípios.
O decreto tem como objetivo garantir a operacionalização segura e transparente dos recursos, por meio da Plataforma +Brasil; diminuir os riscos apontados pelos órgãos de controle; e identificar dados resultantes da política pública que servirão para monitoramento e aferição.