Pequenas trilhas

Governo cria grupo de trabalho para gerir distribuição de vacina contra a Covid-19
Com o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, o governo brasileiro começa a preparar sua infraestrutura para distribuir a imunização. Para gerir a compra e a distribuição da vacina, o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho com membros de diversos ministérios. O grupo, que ainda não está em funcionamento, vai coordenar as ações de compra, registro, produção e distribuição das vacinas que tiverem sua eficácia comprovada cientificamente.

Desemprego tem alta de 13,6% no mês de agosto
A taxa de desemprego aumentou de 13,1% em julho para 13,6% em agosto, maior resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, iniciada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, a população ocupada totalizou 84,4 milhões de pessoas, expansão de 0,8% em relação a julho. Já a população desocupada cresceu para 12,9 milhões de pessoas, crescimento de 5,5% ante julho, cerca de 600 mil pessoas a mais.

Braskem vai comprar energia solar
A Braskem, multinacional inserida no setor químico e petroquímico, com unidade em Paulínia, fechou contrato de longo prazo com a Canadian Solar Inc., uma das maiores empresas do ramo solar do mundo, para compra de energia renovável. O acordo viabiliza a construção de uma usina no Norte de Minas Gerais e garante o fornecimento por 20 anos, com capacidade de gerar energia para uma cidade de 430 mil habitantes.

Gigantes têm acordo para combater o discurso de ódio
As grandes plataformas da Internet chegaram a um acordo para combater os conteúdos que incitam o ódio, após um movimento de boicote por sua suposta “vista grossa” – anunciou a Federação Mundial de Anunciantes (WFA).O acordo que inclui o Facebook, Twitter e YouTube estabelece, pela primeira vez, uma série de diretrizes para identificar os discursos de ódio. Em julho, centenas de anunciantes suspenderam sua publicidade no Facebook em meio à campanha.

Estudo com mais de 50 mil voluntários na China mostra segurança de vacina contra o coronavírus
O Governador João Doria anunciou, na quarta-feira (23), os resultados de uma pesquisa com 50.027 voluntários na China que demonstram que a vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science, é segura e não apresentou reações adversas significativas. Do total de voluntários, 94,7% não tiveram nenhuma reação adversa. Outros 5,3% sentiram efeitos adversos de grau baixo, como dor no local da aplicação, febre moderada e perda de apetite.

Senado aprova uso do FNCA para acolhimento de menores durante pandemia
O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o direcionamento da verba do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) para os programas de acolhimento durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, a verba será direcionada a instituições e famílias que acolhem crianças e adolescentes que precisaram deixar suas casas por conta de violência doméstica. O dinheiro também vai poder ser direcionado ao pagamento do aluguel social, para que as pessoas que perdem renda devido à pandemia não fiquem sem moradia. O texto aprovado pelos senadores estipula que os recursos estarão disponíveis no período de um ano depois do fim do estado de calamidade pública. A lei obriga que as instituições contratem uma série de profissionais para prestar apoio aos menores, como psicólogos, médicos e nutricionistas.

Polícia apreende 3,1 t de queijo impróprio
A Polícia Militar Rodoviária (PMR) apreendeu, nesta semana, uma carga com 3,1 toneladas de queijo impróprio para consumo, que seria distribuída na RMC. A carga foi encaminhada para o aterro sanitário de Limeira, onde foi feita a destruição do produto. O consumo de produtos de origem animal não inspecionados pode servir de modo de transmissão de importantes enfermidades ao ser humano. Entre essas doenças, estão a salmonela, cisticercose, botulismo e intoxicações.

Clonagem de WhatsApp atinge os brasileiros
Recentemente, mais de 12 mil brasileiros foram afetados por dia pelo golpe de clonagem de WhatsApp. Já foi identificado o golpe do TeleSUS, por exemplo, alegando que estão fazendo pesquisas sobre a Covid-19, e solicitando um suposto código de confirmação enviado para o celular do respondente para validar a pesquisa. Outro tipo de golpe também usa frequentemente falsas promoções e sorteios para obter o código de confirmação do WhatsApp do usuário e até mesmo outros dados pessoais.

R$ 129 milhões para 04 cidades da RMC
Quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas – Holambra, Itatiba, Morungaba e Pedreira – aparecem na lista de 150 municípios atendidos pelo Estado com recursos para o turismo nos primeiros oito meses deste ano. Juntos, os municípios receberam R$ 129,9 milhões, batendo o recorde de repasses dos últimos seis anos.

INSS passa a permitir remarcação de perícia médica por meio do 135
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai permitir a remarcação de perícia médica por meio da central 135. A nova regra vale para os casos em que o usuário não comparecer na data agendada ou quando não for possível atendê-lo pela agência da Previdência.
A medida ocorre em meio ao retorno gradual do atendimento presencial nas unidades do INSS, como forma de combater a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a portaria, a perícia médica será remarcada para o local onde o atendimento foi agendado inicialmente. A medida não se aplica às agências que permanecem fechadas ou que não ofertam o serviço.

Bolsonaro e Felipe Neto: entre os 100 mais influentes do mundo
O presidente Jair Bolsonaro e o influenciador digital Felipe Neto são os brasileiros na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 elaborada pela revista Time. Na categoria “Líderes”, Bolsonaro aparece ao lado de outros governantes como Donald Trump, presidente dos EUA, XiJinping, da China, Narendra Modi, da Índia, e Angela Merkel, da Alemanha. O influenciador Felipe Neto foi incluído na categoria “Ícones”. A publicação destaca seus 51 milhões de seguidores nas redes sociais.