Pequenas Trilhas

Vestibular Unicamp 2021 tem recorde histórico de candidatos de escola pública
A procura pelo Vestibular Unicamp aumentou em relação aos dois últimos anos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 77.653 inscritos para o Vestibular 2021, cujas provas serão aplicas em janeiro e fevereiro. No ano passado, o número de inscritos havia sido de 72.859 e, no Vestibular 2019, 76.327. Acompanhado do crescimento geral de candidatos, houve aumento também de vários índices sociais. Os grupos de estudantes beneficiados pela isenção da taxa de inscrição e o de estudantes oriundos de escolas públicas cresceram.

Governo de SP vai subsidiar a compra de 161 mil computadores para professores da rede estadual
O Governador João Doria anunciou, na sexta-feira (25), o lançamento do programa Professor Conectado, que vai apoiar a compra de computadores para 161 mil professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede estadual de São Paulo. O investimento para a compra de computadores será de R$ 322 milhões ao longo de dois anos. O programa visa incentivar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. A adesão à iniciativa será a partir de novembro e serão priorizados os professores em sala de aula e professor coordenador pedagógico, concursados e temporários.

Em SP, rede pública volta a partir de 7 de outubro
O Governo do Estado de São Paulo decidiu que as aulas presenciais da rede pública de ensino serão retomadas no dia 7 de outubro. A data é o início de uma volta gradual das atividades. Primeiro devem regressar os alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.  No dia 3 de novembro, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental.
De acordo com o governo local, o objetivo de começar a reabertura pelo ensino médio e pelo EJA é diminuir a evasão escolar.
Todas as unidades de ensino devem apresentar planos de retomada à Secretaria da Educação e às Diretorias Regionais de Ensino.

Mulheres são responsáveis por 60% das inscrições do Enem 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que as mulheres correspondem a 60% das inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, totalizando 3.468.808. Além disso, segundo a entidade, foram recebidas 1.661 solicitações de atendimento especializado para gestantes e 3.419 para lactantes.
Tanto as candidatas grávidas como as mães em fase de amamentação têm direito a atendimento especial.

Preço da cebola despenca na Ceasa. Já o valor do kg do tomate sobe quase 50%, aponta Conab
Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, mostra que o preço da cebola apresentou queda nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Segundo a pesquisa, em agosto, o preço da cebola caiu 46,9% em Recife e 20,7% no Rio de Janeiro, por exemplo. Em contrapartida, segundo a Conab, o tomate teve alta. Em Goiânia, a fruta apresentou alta de 49,2%. A expectativa é que no levantamento que será feito neste mês, o produto apresente queda.

SP: Mulheres representam quase 53% do eleitorado no estado
Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) mostraram que 52,9% do eleitorado do Estado de São Paulo é formado por mulheres. Com o maior número de eleitores do Brasil, o estado conta com 33.565.294 de eleitores aptos a participar das eleições municipais de novembro.
No que diz respeito a idade, a faixa etária entre 30 e 39 anos é de 20,95%, e a dos votantes entre 40 e 49 anos é de 19,26%. Já os eleitores entre 60 anos e 70 anos que somam 4.034.568 é de 19,26% do total.

Governo lança cartilha de incentivo à adesão e fomento de políticas públicas familiares
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, na segunda-feira (28), uma cartilha para incentivar a adesão e o fomento de políticas públicas voltadas para a família. O documento traz orientações aos gestores municipais sobre investimentos na área e criação de organismos locais para lidar com o tema.
A cartilha destaca estudos que mostram os resultados positivos do investimento em políticas públicas familiares, que diminui muitos problemas sociais, como violência doméstica, vício em drogas e abuso infantil.

Ataques cibernéticos em desktops remotos aumentam 450% durante Covid-19
Golpes como roubo de senha, phishing, malware e ransomware em laptops aumentaram 450% em toda a América Latina, como mostra o estudo da Kaspersky. Na maioria das vezes, os hackers conseguem acesso aos dispositivos por meio de tentativas de erro e acerto para obter nome de usuários e senhas. O Brasil foi o país que mais teve casos deste tipo de crime. No mês abril, foram 50,5 milhões. Em segundo lugar, vem a Colômbia, com 11,9 milhões; México com 9,3 milhões; Chile com 4,3 milhões; Peru com 3,6 milhões; e Argentina com 2,6 milhões. O motivo seria o uso dos computadores em ambientes de baixa segurança, como as redes domésticas utilizadas no home office. Segundo a Unidade Internacional de Telecomunicações (ITU), o trabalho remoto virou realidade para 77% da população latino-americana desde o início da pandemia na região.

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência
Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O documento é um dos requisitos para essas instituições conseguirem auxílio financeiro de R$ 160 milhões liberado pelo governo federal. Vale lembrar que o prazo para as inscrições se encerra no próximo sábado (3).

Governo de SP realiza cursos à distância de Audiodescrição e Orientação e Mobilidade
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anuncia que estão abertas as inscrições para os cursos Introdução à Audiodescrição e Introdução à Orientação e Mobilidade no formato de educação à distância (EaD). De forma totalmente gratuita e acessível, os cursos acontecem em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá (SRLM Jd. Humaitá).

Defesa Civil alerta:
no período entre 27/09/2020 e 7/10/2020, o Brasil vai enfrentar uma intensa onda de calor
Temperaturas entre 37°C e 43°C devem ser observadas em uma ampla área do país abrangendo estados de todas as regiões.
Esta onda de calor será sentida nos seguintes estados, com diferentes graus de severidade:
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. O calor muito acima do normal e por vários dias consecutivos é um risco para a saúde. Atenção especial com idosos e crianças.
Fique atento e consulte um médico em caso de sintomas adversos.
Este alerta é valido até às 23h59 de 7/10/2020, podendo ser renovado, ajustado ou encerrado a qualquer momento.
(Fonte: Climatempo)

Validade da carteira de motorista passará de 5 para 10 anos
A Câmara dos Deputados aprovou as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro sugeridas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre as medidas do Projeto de Lei 3267/19, estão o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o maior número de pontos necessários para que o motorista perca temporariamente o direito de dirigir.

Prazo para municípios solicitarem recursos de ajuda à cultura termina em 16 de outubro
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe a paralisação de quase todos os serviços no Brasil que, por sua vez, dificultaram a situação financeira de inúmeros setores da sociedade como, por exemplo, a cultura. Sem que a população pudesse se aglomerar, ir a shows, teatros, cinemas, feiras entre tantos outros espaços dedicados a essa atividade, as pessoas que trabalham neste setor tiveram a fonte de renda esgotada.

“Auxílio emergencial” vai ajudar profissionais do setor esportivo
Por conta da pandemia da Covid-19, os maiores eventos esportivos do mundo foram cancelados ou adiados, e nem é preciso sair da nossa cidade, seja qual for, para vermos estádios vazios, quadras esportivas que ficaram abandonadas e clubes impedidos de funcionar. Os atletas e todos os profissionais por trás desse setor e que fazem tudo acontecer, ficaram parados e muitos sem condições de se manter financeiramente, ainda mais em um país que pouco valoriza o esporte, com exceção do futebol.

Onda de calor atinge diversos estados brasileiros
As altas temperaturas e a baixa umidade têm causado transtornos à saúde de boa parte dos brasileiros, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na terça-feira (29), os termômetros do Distrito Federal marcaram 35,6º C, a maior temperatura do ano e a umidade relativa do ar alcançou 16%.
Os brasilienses chegaram a presenciar alguns dias chuvosos na última semana. Mas a trégua no calor durou poucos dias. A secura propicia a formação de queimadas e diversos moradores reclamam de problemas respiratórios e ressecamento em todo o corpo.