Pequenas trilhas

CPFL Energia desafia empreendedores e desenvolvedores na criação de soluções para relacionamento com clientes
A CPFL Energia é uma das nove marcas convidadas a participar do desafio Mega Hack, um projeto que já está em sua quinta edição e reúne empreendedores e desenvolvedores interessados em enfrentar desafios e solucionar problemas. O evento, completamente online e gratuito, acontecerá entre 9 e 27 de novembro e já está com as inscrições abertas.

DER retoma pesagem de caminhões em caráter educativo desdesegunda-feira (26)
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, retomou, na segunda-feira (26/10), a verificação de peso dos caminhões nas rodovias estaduais paulistas em caráter educativo. Durante uma semana, não haverá aplicação de multas na pesagem. Só a partir de terça-feira (3/nov), a fiscalização será efetiva –ou seja, já com cobrança de taxas por eventual excesso de peso.

Campinas firma TAC para viabilizar contratação de cooperativas de reciclagem
O Município de Campinas firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), se comprometendo a dar efetividade à Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio de novas contratações de cooperativas de reciclagem e do assessoramento técnico e administrativo às cooperativas que desejam ser formalmente contratadas pelo poder público municipal. A iniciativa tem como meta criar condições para o aumento da reciclagem, da reutilização dos resíduos sólidos e da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos na cidade de Campinas, além de aumentar as oportunidades de trabalho e melhorar a condição remuneratória de centenas de pessoas que dependem da coleta seletiva.

Governo de SP oferece 240 mil vagas em cursos gratuitos no primeiro Mutirão de Qualificação profissional do estado
O Governador João Doria anunciou, na segunda-feira (26), o primeiro Mutirão de Qualificação, com a oferta de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. Os cursos virtuais, remotos e presenciais estarão disponíveis nos 645 municípios do estado. O anúncio faz parte do Retomada 21/22, plano anunciado dia 16 para impulsionar a economia do estado.

ARTESP abre consulta pública para mudança de regras no transporte coletivo de passageiros de fretamento
A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo abriu no sábado, dia 24, consulta pública para colher sugestões e contribuições para a formulação da nova regulamentação da prestação do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros, tanto do regime de fretamento eventual quanto do contínuo. Pessoas físicas ou jurídicas poderão participar enviando sugestões para o e-mail fretamento@artesp.sp.gov.br, de 24 de outubro a 9 de novembro de 2020 (até às 18h).

Jovens entre 19 e 30 anos foram os que mais abriram empresas durante o isolamento social, revela levantamento da Serasa Experian
Levantamento da Serasa Experian mostra que de janeiro a agosto deste ano foram abertas 2.195.945 empresas no Brasil e, desse total, os jovens entre 19 e 30 anos foram responsáveis por 35% das novas instituições. Na comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento foi puxado pela faixa entre 31 e 40 anos, com 33% do total de 2.216.426 novas empresas. Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, os números mostram que os jovens estão cada vez mais dispostos a investir em um negócio próprio.

Efeito pandemia: demanda por novas
tecnologias cresce 30% no varejo nacional
Fenômeno irreversível no varejo, a digitalização tem movimentado o mercado e acelerado a busca por novas tecnologias no segmento. Mais do que isso: tem antecipado a adoção de soluções antes apontadas como apostas para o futuro. De acordo com dados da Sensormatic Solutions, que possui mais de três milhões de clientes em todo o mundo, houve, neste ano, um aumento de 30% na demanda por esse tipo de solução no setor no país. A tendência, segundo a empresa, é que o índice cresça ainda mais nos próximos 12 meses.

Mais de 2,1 mil instituições para idosos vão receber auxílio emergencial
Mais de duas mil Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em todo o Brasil serão beneficiadas com o auxílio emergencial. O número de locais habilitados foi divulgado na última semana (22) pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, pertencente à pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
No total, serão repassados R$ 160 milhões pelo governo federal. Com a ação, o ministério espera alcançar quase 70 mil idosos e o valor do repasse ficará em torno de R$ 2,3 mil por pessoa.
Fonte: Brasil 61

Seguro DPVAT
registra aumento de 6% nos avisos de sinistro em setembro
No mês de setembro, os dados do Seguro DPVAT mostram um aumento no volume dos pedidos de indenização, fruto da ampliação dos canais de atendimento e das campanhas de comunicação e educação sobre o Seguro. Com a flexibilização da quarentena e cada vez mais veículos trafegando pelas ruas, mais de 32 mil avisos de sinistros foram registrados no período – número 6% maior que os pedidos recebidos em agosto. No mês, os casos com vítimas fatais foram os que mais se destacaram, com um aumento de 13% nas solicitações de indenização. Já os pedidos relacionados à invalidez permanente cresceram 3% e os de despesas médicas cerca de 12%.

Retomada da economia será melhor com bom desempenho das micro e pequenas empresas
Para proporcionar bons resultados ao empreendedorismo, gerando mais emprego e renda, a atividade econômica do Brasil precisa superar entraves que afetam diretamente o ambiente de negócios no país. Para isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveu o programa Cidade Empreendedora, voltado para a gestão pública dos municípios e lideranças locais.
O objetivo da iniciativa é melhorar o ambiente de negócios por meio da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos empreendimentos, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados nas cidades brasileiras.
Fonte: Brasil 61

Consumidores têm última semana para utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento do IPVA 2021
Esta é a última semana em que os usuários cadastrados no programa Nota Fiscal Paulista podem utilizar seus créditos para abatimento no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021. Outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade. Neste caso, é preciso fazer essa opção no site da Nota Fiscal Paulista (http://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp) até a data limite de 31 de outubro. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista e solicitar essa opção. O veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no programa para que a opção seja válida.