Pequenas trilhas

Governo de SP inicia as obras da fábrica que produzirá Coronavac no Brasil
O Governador João Doria esteve, na segunda-feira (8), no Instituto Butantan para acompanhar o início das obras da nova fábrica da vacina Coronavac. Com capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano, a planta será construída com doações da iniciativa privada realizadas durante as reuniões do Comitê Empresarial Solidário e Econômico.

USP cria exoesqueleto robótico para reabilitar pessoas que sofreram AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, afeta anualmente milhares de pessoas no Brasil, e pode deixar sequelas graves, como a limitação ou perda dos movimentos das pernas, impossibilitando o indivíduo de caminhar. A reabilitação pós-AVC é fundamental para a recuperação do paciente, e com o objetivo de contribuir nesse processo, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveram um exoesqueleto robótico capaz de auxiliar profissionais da área da saúde no tratamento de vítimas de AVC. Com base na força que o paciente faz durante um exercício, o equipamento identifica com precisão em qual parte do membro inferior ele apresenta mais dificuldades, atuando de forma automática na região afetada para ajudá-lo a completar o movimento.

Biomédico brasileiro ganha destaque em Harvard com procedimentos estéticos
Estudar em uma grande universidade, de reconhecimento internacional, é o sonho de muita gente. Com o biomédico brasileiro Gabriel Magalhães não foi diferente, aliás, até foi, pois, além de se especializar na maior instituição de ensino do mundo, a Universidade de Harvard, ele também teve a honra de voltar ao local para ministrar um módulo de um curso na escola.

Produtores rurais terão até 29 de dezembro para renegociar dívidas com a União
Os produtores rurais, sendo pessoas físicas ou jurídicas, incluindo os agricultores familiares, vão ter até 29 de dezembro para renegociar dívidas com a União. Os interessados podem acessar o site da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para conhecer as condições do refinanciamento e aderir ao programa, que promete descontos de até 100% nas multas, juros e encargos.
Fonte: Brasil 61

MEC oferece cursos grátis para capacitação de professores em técnicas de ensino à distância
Com a pandemia do novo coronavírus, uma das mudanças mais relevantes que ocorreu no Brasil foi a adoção de aulas remotas para estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas. Por esse motivo, o Ministério da Educação (MEC) oferece capacitação para professores que tiverem interesse em aprender a elaborar videoaulas e as técnicas de ensino à distância. O conteúdo é ofertado de maneira gratuita.
Fonte: Brasil 61

CPFL Paulista reforça importância do consumo consciente de energia neste período de calor Chuveiros
Nos dias quentes, usar o chuveiro na posição “verão”. O consumo será até 30% menor;
Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;
Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;
Nunca reaproveitar uma resistência queimada;
Uma boa opção também são os aquecedores solares para água, que, cada vez mais, possuem preços atrativos e demandam baixa manutenção.

Brasil está entre os países com mais gastos com funcionalismo público no mundo
Os gastos do Brasil com o funcionalismo público da União, dos estados e dos municípios equivaleram a 13,4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Entre mais de 70 nações, o País é um dos que têm as despesas mais elevadas com servidores públicos ativos e inativos, proporcionalmente ao PIB, segundo a nota econômica “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”, elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Fonte: Brasil 61

Brasil está entre os países com mais gastos com funcionalismo público no mundo
Os gastos do Brasil com o funcionalismo público da União, dos estados e dos municípios equivaleram a 13,4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Entre mais de 70 nações, o País é um dos que têm as despesas mais elevadas com servidores públicos ativos e inativos, proporcionalmente ao PIB, segundo a nota econômica “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”, elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Fonte: Brasil 61

Instituições culturais do Governo de São Paulo recebem mais de 100 mil visitantes no primeiro mês de reabertura
Mais de 100 mil pessoas visitaram as instituições culturais geridas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo completado um mês de retomada das atividades presenciais do setor na capital paulista, ocorrida em 9 de outubro. Foram 107.281 visitantes até o dia 9 de novembro, número que representa 39,5% em relação ao mesmo período no ano anterior à pandemia. Em 2019, foram 4 milhões de visitantes, o equivalente a 333 mil por mês, média mantida no primeiro trimestre de 2020.

Eleitores não podem ser presos desde terça-feira (10)
Desde terça-feira (10), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, em função do calendário eleitoral que prevê a medida cinco dias antes do início das eleições, prevista para este domingo (15).
Apenas casos de flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto, estão livres da regra. Na terça também foi o último dia para que as entidades fiscalizadoras formalizassem pedido ao juízo eleitoral para a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect instalados nos microcomputadores.
Fonte: Brasil 61

Inventários em Cartórios de Notas do Brasil crescem 44% com impacto da COVID
O excessivo número de óbitos causados pela pandemia da COVID-19 no Brasil trouxe uma outra preocupação aos familiares das pessoas que se foram: a realização obrigatória do inventário, procedimento necessário para a partilha de bens – e dívidas – do falecido entre os herdeiros, que registrou aumento de 44% na comparação entre os meses de março e setembro deste ano, passando de 10.009 escrituras para 14.366, maior número de inventários registrados em um único mês em 2020.

Anvisa autoriza retomada de testes da CoronaVac
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada do estudo clínico relacionado a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan. A interrupção foi determinada na última segunda-feira (9) por causa do “evento adverso grave” (EAG) da morte de um dos voluntários.