Pequenas trilhas

Atualização do Plano SP é adiada para 30 de novembro por instabilidade no sistema do Ministério da Saúde
O Governador João Doria anunciou, na segunda-feira (16), o adiamento da nova atualização do Plano SP para o dia 30 de novembro. A medida foi necessária em razão de instabilidade nos dados sobre óbitos e casos graves de coronavírus, provocada por falhas no sistema SIVEP do Governo Federal. O objetivo é garantir transparência na análise das estatísticas e mais segurança para a população.

Empregadores poderão recolher FGTS com ferramenta de pagamento instantâneo
Começou a valer, na segunda (16), para todo o Brasil, o Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneo criado pelo Banco Central. Além dessas funções, outra novidade é que empregadores poderão recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio do Pix. A previsão é de que essa facilidade esteja em operação a partir de janeiro de 2021, com o lançamento do FGTS Digital.
Fonte: Brasil 61

MEC lança painel de orientação para qualificação profissional
O Ministério da Educação (MEC) lançou um painel que reúne diversos dados e indicadores para orientar as instituições e redes de ensino sobre a oferta de cursos de formação e qualificação profissional. As informações são de acordo com a realidade econômica de cada região do País, com relação a demandas do setor produtivo.
Fonte: Brasil 61

Tecnologia 5G chega ao Brasil
O Brasil está perto de receber a tecnologia 5G, que é a mais moderna em termo de conexão móvel à internet. E isso porque um acordo assinado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), firmou o início dos primeiros testes no País para operar o uso de redes privadas pela tecnologia 5G.

Valores do repasse do PDDE emergencial já podem ser consultados pelos municípios
O valor do repasse referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) emergencial, destinado aos municípios, foi divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Essa destinação dos recursos tem caráter excepcional e as quantias devem ser empregadas em ações que auxiliem nas adequações essenciais das escolas para o retorno das atividades presenciais.
Fonte: Brasil 61

Governo descarta Auxílio Emergencial em 2021 e aposta em investimento de R$5,73 bilhões no Bolsa Família
O Banco Mundial aprovou empréstimo de R$ 5,73 bilhões para ajudar a garantir a expansão do Programa Bolsa Família.  A medida integra um projeto de parceria do banco multilateral com o Governo Federal para preservar a renda da população mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Brasil 61

MEIs impulsionam crescimento de 14,5% na abertura de empresas em agosto
O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revela que foram abertos 325.447 negócios em agosto deste ano, o segundo maior número de toda a série histórica, perdendo apenas para julho/20 (325.629). Em comparação com agosto de 2019, há um aumento de 14,5%, alavancado pelos microempreendedores individuais (MEIs), que representam 77,1% do total. Em seguida estão as sociedades Ilimitadas (12,8%) e empresas individuais (4,3%).

Papai Noel dos Correios – Campanha este ano é digital (1)
O Natal se aproxima e, com a chegada dele, também tem início uma das campanhas de solidariedade mais queridas do Brasil: o Papai Noel dos Correios. Em função da pandemia, este ano, a estatal promoveu adaptações para assegurar a realização, com segurança, de um dos maiores projetos sociais do país.
As principais mudanças foram no recebimento das cartinhas – que ocorrerá, prioritariamente, de forma virtual – e na adoção dos pedidos das crianças, que será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios.

Papai Noel dos Correios – Campanha este ano é digital (2)
Como enviar uma cartinha – Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no Blog da campanha. A iniciativa também contempla cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

Papai Noel dos Correios – Campanha este ano é digital (3)
Como adotar – Para atender aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e evitar aglomerações, este ano a adoção de cartas será feita somente pela internet. Padrinhos e madrinhas devem acessar o Blog do Papai Noel dos Correios e clicar em “Adotar Agora”; com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes.

Estudo revela que Coronavac produz anticorpos contra a Covid em 97% dos participantes
Na noite de terça-feira (17), os resultados dos estudos clínicos da Coronavac, vacina em desenvolvimento pela parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, foram publicados pela revista científica Lancet Infectious Diseases. A publicação mostra que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os resultados que contam com a revisão de diversos cientistas são mais um passo importante para o desenvolvimento da vacina, que está em fase 3 de testes em diversas regiões do Brasil desde julho deste ano.

São Paulo recebe primeiras 120 mil doses da Coronavac
O Governador João Doria participou pessoalmente do recebimento da remessa de 120 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. A carga, proveniente da China, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos na manhã de quinta, em um momento histórico diante da gravidade da crise de saúde enfrentada em todo o mundo. O imunizante, que encontra-se na última fase de testes, é considerado uma das esperanças na luta contra a pandemia do coronavírus, que já matou mais de 167 mil brasileiros e 1,3 milhão de pessoas no mundo todo.