Pequenas trilhas

Vacina do Butantan chega à fase final
O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram, na segunda-feira (23), que o estudo clínico da CoronaVac chegou à fase final e os resultados sairão já na primeira semana de dezembro. A previsão é que 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil até janeiro de 2021.

CPFL Paulista alerta profissionais da  construção civil sobre cuidados durante obras, pinturas e reformas
Muita gente tem aproveitado o tempo do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus para fazer obras. Mas é preciso ter muito cuidado com a rede elétrica aérea, principalmente, ao instalar antenas, painéis luminosos ou realizar a pintura de fachadas de prédios, que são as causas mais comuns de acidentes com eletricidade. É o que mostra um levantamento realizado pela CPFL Energia na área de atuação de suas quatro distribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE). Os dados apontaram um aumento significativo no número de acidentes neste ano em relação a 2019.

Projeto pretende dar mais autonomia aos municípios na delimitação das áreas de preservação  permanente em áreas urbanas
Parado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) desde junho do ano passado, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 368/2012 ainda não tem data para ser votado. A proposta dá autonomia aos municípios para determinar a largura da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno dos cursos d’água em espaços urbanos. No Rio Grande do Sul, apenas a capital Porto Alegre, por exemplo, conta com uma extensão de 80,05 km² de áreas de preservação permanente (APPs) em zonas urbanas.
Fonte: Brasil 61

Governo Federal  economiza com  teletrabalho, mas  aumenta os custos em 70% no primeiro  semestre devido a  pandemia
O primeiro semestre de 2020 foi um dos mais salgados para os cofres públicos nos últimos tempos. De acordo com o boletim Foco em Custos, publicado primeira vez pelo Tesouro Nacional, os custos de bens e serviços prestados à sociedade pelo Governo Federal somaram R$ 1,73 trilhão neste período. Um valor 70% acima do registrado neste mesmo intervalo do ano passado.
Em contrapartida, o custo de funcionamento do Poder Executivo Federal caiu 6% no semestre, com destaque para as quedas de 42% em diárias e passagens, 41% em copa e cozinha, 17% em telefonia e 11% em Água, Esgoto, Energia, Elétrica e Gás.
Fonte: Brasil 61

Brasil está analisando casos suspeitos de  reinfecção por Covid-19
Ao longo dos meses, vêm ganhando força histórias sobre a possibilidade de uma pessoa que já foi infectada e curada de Covid-19 poder ficar novamente doente por causa do vírus. Mais que um boato, por alguns lugares do mundo já foram identificados casos de reinfecção pelo coronavírus e muitos estudos estão em andamento para tentar responder a novas perguntas trazidas pela doença.
Fonte: Brasil 61

Pacientes do SUS com esclerose múltipla passam a contar com novo medicamento para tratamento da doença
Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem de esclerose múltipla passam a ter mais um aliado no combate à doença. Isso porque nos próximos meses o natalizumabe, medicamento utilizado no tratamento da enfermidade, terá sua oferta ampliada. A decisão partiu do Ministério da Saúde e consta em Portaria publicada recentemente.
Fonte: Brasil 61

Whatsapp bane contas depois de denúncias do TSE
Mais de mil contas foram banidas do Whatsapp por conta de disparos de mensagens em massa no aplicativo. As denúncias foram realizadas por meio de uma plataforma conjunta entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp. A extinção dessas contas foi feita depois do primeiro turno das eleições municipais de 2020, e anunciadas na quinta-feira (19) pelo TSE e o Whatsapp.
Mais de mil contas foram banidas do Whatsapp por conta de disparos de mensagens em massa no aplicativo. As denúncias foram realizadas por meio de uma plataforma conjunta entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp.
Fonte: Brasil 61

46 milhões de doses da vacina contra o  Coronavírus estarão disponíveis até janeiro, prevê Governo do  Estado (1)
Na 146ª coletiva de imprensa sobre as ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus, o Governo do Estado apresentou, direto do Instituto Butantan, as mais recentes informações sobre a doença e a vacina que o Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac estão desenvolvendo. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 47%. Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da doença, sendo 130 mil as altas hospitalares daqueles que estiveram em UTIs hospitalares.

46 milhões de doses da vacina contra o  Coronavírus estarão disponíveis até janeiro, prevê Governo do  Estado (2)
Nesta que foi a 48ª semana epidemiológica, a equipe de saúde do governo paulista informou os seguintes dados epidemiológicos. Verificou-se uma queda no número de casos de coronavírus, ao mesmo tempo que um aumento de 17% no número de internações. Na segunda, 23, eram 1180 pacientes internados em UTis no estado. Número este bastante inferior ao de junho, que alcançou cifras superiores a dois mil pacientes internados.

Etecs abrem inscrições para Vestibulinho do primeiro semestre de 2021
Quem quiser concorrer a uma vaga para estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no primeiro semestre de 2021 pode fazer a inscrição exclusivamente no site do Vestibulinho, desde terça-feira (24) – o prazo vai até 14 de dezembro, às 15 horas. O valor da taxa é de R$ 19. O ingresso nas unidades será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

Petrobras divulga novo edital para soluções de rápida implantação
A Petrobras lançou, na terça-feira (24/11), uma chamada pública de soluções de startups ou outras empresas, capazes de atender demandas da companhia nas áreas de Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. É o primeiro edital da Petrobras nesse modelo, que visa testar internamente soluções inovadoras para a empresa, mas validadas ou em fase de validação no mercado.