Pequenas trilhas

Gasolina é a mais barata desde 2017
O preço do litro da gasolina nos postos de combustíveis na RMC atingiu, na semana passada, o seu menor patamar desde o início de novembro de 2017, segundo comparação com os dados divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nos últimos cinco meses, houve uma redução de quase 70 centavos no valor médio do combustível na Região.

Porém, nesta semana, gasolina já subiu 10% nas refinarias
Apesar da redução recorde, a gasolina voltará a subir em todo País nos próximos dias. Isso porque a Petrobras já aumentou, na quinta-feira, o preço do combustível nas refinarias em 10%.

O sonho de Neymar
Confinado há dois meses em sua mansão em Mangaratiba, no litoral sul do Rio, Neymar respondeu perguntas feitas por seguidores de uma marca de perfumes que o patrocina. Um dos questionamentos foi sobre o principal sonho que o craque brasileiro ainda não realizou. “Ainda não ganhei uma Copa do Mundo, que é o sonho mais importante que tenho”.

IBGE: taxa de desemprego de jovens atinge 27,1%
A taxa de desemprego entre os jovens brasileiros, de 18 a 24 anos de idade, ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do País no período.

482 Prefeituras decretaram Calamidade Pública
Até esta semana, 482 dos 645 municípios do Estado decretaram calamidade pública por causa da pandemia. Entre eles, estão 16 das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC); Cosmópolis é uma delas.

Collor pede perdão por ter confiscado a poupança
Trinta anos depois, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello pediu perdão, nesta semana, pelo confisco de saldos de cadernetas de poupança e contas correntes em março de 1990. Pelo Twitter, disse: “Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente, errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos”, escreveu.

CEF permite pausa de 120 dias em prestação de imóvel
Desde 18/05 a Caixa Econômica Federal (CEF) permite a ampliação da pausa do pagamento de financiamentos habitacionais por um período de 120 dias para os clientes. Anteriormente, o período máximo era de 90 dias. Serão beneficiados com esse prazo de pausa quem já havia solicitado o benefício de suspensão temporária das prestações, bem como quem decidir fazer o pedido a partir de agora.

Trânsito mata mais do que crimes violentos em dez estados (1)
Pelo segundo ano consecutivo, um levantamento da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, aponta números alarmantes: em dez estados brasileiros, o trânsito mata mais do que os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Um comparativo entre as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT e os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostra que, em 2019, dez estados somaram 23.757 pagamentos do Seguro DPVAT por acidentes fatais no trânsito. No mesmo período, os óbitos relacionados aos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte totalizaram 16.666 mortes.

Trânsito mata mais do que crimes violentos em dez estados (2)
Os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram a lista com 6.026 e 4.161 sinistros pagos por acidentes fatais no trânsito, contra 3.200 e 2.833 óbitos por crimes violentos, respectivamente.

Ministério da Saúde lança nova campanha de doação de leite
O Ministério da Saúde lançou, na terça-feira (19), data em que comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, campanha para sensibilizar e mobilizar as doações de leite materno, mesmo durante a pandemia da COVID-19. O ministério alerta que, com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite, é possível manter a rotina de doação. De janeiro a abril deste ano, houve redução de 5% no número de doadoras em relação ao mesmo período de 2019.

MEI: Sebrae lança mobilização de apoio à categoria durante a crise
A mobilização “MEI. Reivente. Repense. Recrie” já está disponível para os microempreendedores individuais (MEI) de todo país e para quem busca informações para se reinventar e empreender para superar este momento de crise. Com a proposta de oferecer à categoria conteúdos e soluções para manter a renda na crise desencadeada pelo coronavírus, o Sebrae disponibiliza gratuitamente cursos, vídeos com especialistas em diversos segmentos, consultoria e atendimento online, além de conteúdos sobre finanças, marketing, vendas, inovação, legislação, empréstimos e planejamento estratégico. Os serviços podem ser acessados em página criada especialmente para esse público, em www.sebrae.com.br/MEI.