Pequenas trilhas

39ª Expoflora será adiada para 2021
A comissão organizadora da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, informa que a 39ª edição do evento, agendada para o período de 28 de agosto a 27 de setembro de 2020, em Holambra, interior de São Paulo, será adiada para 2021, tendo em vista a situação de pandemia de COVID-19 vivida atualmente no país e no mundo. A decisão foi tomada em virtude da conjuntura epidemiológica do Brasil, e da impossibilidade de se prever a retomada da realização de grandes eventos no território do Estado de São Paulo. Até esta data, a Divisão de Saúde de Campinas, da qual pertence Holambra, encontra-se na “fase laranja” com símbolo de alerta para cair para a “vermelha”, o que significa maior rigor no controle do isolamento social.

Crescimento de óbitos por COVID-19 desacelera no Estado de São Paulo
O aumento de óbitos por COVID-19 no Estado de São Paulo desacelerou nos primeiros 15 dias de junho em relação à última quinzena de maio. Entre 14 de maio e 1º de junho, a aceleração do crescimento de óbitos foi de 77,68%, e entre 1º e 14 de junho, foi de 39,48%. O ritmo de aumento de óbitos foi quase 50% menor no segundo período em relação ao primeiro.
Houve também queda na letalidade no Estado. Em 14 de maio, era de 7,95%; em 1º de junho, de 6,89% e em 14 de junho, de 6%. Os casos e óbitos provocados pelo novo coronavírus seguem evoluindo no interior do Estado. Em 14 de abril, o interior tinha 10,75% dos casos do Estado; em 14 de maio, era de 18,96%; em 1º de junho, 22,84% e em 14 de junho, 27,02%.

50% esperam se recuperar em 1 ano
Metade dos brasileiros que têm algum tipo de conta bancária acredita que conseguirá se recuperar financeiramente, em até um ano, dos estragos causados pela pandemia do novo coronavírus. É o que mostra pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na semana passada e divulgada recentemente.

Fórmula 1 cancela mais três corridas da temporada 2020
A Fórmula 1 anunciou, nesta semana, o cancelamento de mais três grandes prêmios da temporada 2020: Azerbaijão, Cingapura e Japão. A decisão já era esperada e foi tomada em razão dos efeitos da pandemia da Covid-19. Com isso, já são sete corridas canceladas no ano.

CPFL Paulista registra triplo de interrupções causadas por pipa no isolamento social
Com a chegada de junho, que traz tempo seco e ventos propícios, mesmo com o isolamento social, crianças, adolescentes e até mesmo adultos aproveitam esta época do ano para irem às ruas e empinar pipas. A CPFL Paulista, por meio da campanha Guardião da Vida, alerta para estes acidentes e ocorrências de falta de energia provocados pelas pipas. Um levantamento realizado pela companhia identificou o triplo de interrupções no fornecimento causadas entre abril e maio de 2020 – período da quarentena imposta pelo novo coronavírus – em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 832 registros em toda a sua área de atuação nos dois meses deste ano contra apenas 283 em abril e maio de 2019.

RMC permanece na fase laranja,mas pode recuar!
A região de Campinas permanecerá na fase laranja da retomada das atividades econômicas, mas se os indicadores piorarem, na próxima semana o comitê estadual de enfrentamento da Covid-19 poderá definir pelo retorno à fase vermelha, bastante restritiva. O governo vê com apreensão o cenário regional.

Poupatempo muito utilizado por cosmopolenses fechou de vez
O Poupatempo que ficava na Av. Francisco Glicério em Campinas fechou de vez. Ele era muito utilizado por cosmopolenses. Uma comissão de representação da Câmara de Campinas que tenta reverter o fechamento do Poupatempo no Centro de Campinas levou nessa semana à Prodesp, gestora da unidade, proposta do prefeito Jonas Donizette (PSB) de cessão de um espaço de 400 metros quadrados na Prefeitura, para abrigar a unidade.

PM apreende 300kg de maconha em caixões funerários
A Polícia Militar de Goiás apreendeu 300 quilos de maconha escondidos em caixões em um carro funerário. A droga foi encontrada na madrugada de de 16/06 durante fiscalização na BR-060, na altura do Município de Jataí. O motorista, de 22 anos,disse que estava transportando dois corpos de vítimas daCovid-19 e que os caixões estavam lacrados .Os policiais solicitaram a documentação para o transporte dos corpos mas o condutor não apresentou. Diante disso, a equipe decidiu abrir os caixões e encontrou a droga.

Inscrições no Sisu são adiadas para 7 a 10 de julho
O Ministério da Educação adiou para o período de 7 a 10 de julho o prazo para as inscrições no Sisu do segundo semestre de 2020, que disponibilizará mais de 51 mil vagas 57 universidades públicas. O prazo original seria iniciado 16/06 e iria até sexta-feira 19/06.