Perda de peso através de exercícios físicos diários proporciona mudanças na qualidade de vida

Perder uns quilinhos é o desejo de quase todos os brasileiros. Para Diego Ferreira, no total, foram 43 quilos a menos; uma conquista que não foi fácil de alcançar. Ele conta que a parte mais difícil foi começar a praticar exercícios, isso porque, quando ele pesava 160 kg, não tinha ânimo para se exercitar e acabava usando o carro para praticamente tudo.
A mudança se deu com a ajuda da família, que sempre o orientou para se exercitar. Matriculado em uma academia e com uma boa recepção dos professores e alunos, a mudança de hábitos começou. Ele conta que, hoje, mais magro, tem mais energia e disposição para se exercitar. “Pratico exercícios diariamente, desde corrida, bicicleta até jogar futebol com os amigos”.
Diego chegou a participar de provas de corridas, sendo elas, duas meias maratonas de 21 quilômetros cada e outras 39 provas de rua, com extensão de cinco a dez quilômetros.
Com uma nova rotina, Diego diz que continuará praticando exercícios diários. “Hoje, já se tornou um vício acordar aos domingos de manhã para correr ou pedalar”.
O caminho para essa conquista é longo e necessita cautela. O educador físico, Head Coach de Crossfit e professor João Marsola, indica que o primeiro passo para sair do sedentarismo é procurar um cardiologista, realizar todos os exames necessários e, após avaliação, dar início às atividades físicas. Caso existam problemas de saúde, as atividades deverão ser orientadas de acordo com a capacidade e a fim de cuidar do objetivo do exercício, pode ser fortalecimento, redução de peso e entre outros. Porém, ele indica que, na maioria das vezes, isso não acontece.
Estando apto a praticar atividades físicas, recomenda-se a procura de um profissional qualificado para orientações dos exercícios. Marsola recomenda que os primeiros passos devem ser relacionados a exercícios que ajudem a fortalecer as articulações, já que elas podem ser sobrecarregadas com a falta de exercícios físicos ou excesso de peso.
Essa sobrecarga pode gerar dores nas articulações e na coluna. O especialista explica que essas dores podem ser resultadas da falta de atividade física e músculos enfraquecidos. “O exercício físico ajuda a fortalecer nossos músculos e articulações, consequentemente melhorando a saúde óssea, entre outros benefícios”. Mas, independentemente de sentir dor ou não, ele recomenda que todos devem se manter ativos para que as dores não voltem. Entretanto, Marsola alerta que, em casos de sentir dores sem praticar exercício físico, deve-se procurar um médico.
O principal fator determinante para atingir o objetivo desejado com a atividade física, segundo Marsola, é buscar uma boa orientação profissional e, principalmente, realizar uma atividade que seja agradável, desde caminhadas até treinamentos de alta intensidade, como o CrossFit. Existem diversas metodologias e treinamentos que ajudam a perder peso, seja dentro ou fora da academia.

Alimentação
A alimentação é essencial para a redução no peso corporal de forma efetiva e saudável. A Nutricionista e Doutora em Nutrição Patrícia Novais, lembra que, em suma, nos alimentamos mais do que praticamos exercícios físicos. Sendo assim, ela diz que é necessária uma reeducação alimentar. Mas, Patrícia conta que, devido à grande disponibilidade de informações na mídia, em especial nas redes sociais da internet, muitas pessoas acreditam que mudar o cardápio significa se privar por completo. Entretanto, “não é bem assim, o próprio nome diz, é um processo de educação, onde as pessoas deveriam aprender a importância dos alimentos e nutrientes, seus benefícios e malefícios, com equilíbrio, bom senso e sem restrições absurdas. A orientação de um profissional da área sempre será a melhor opção”.

Novo olhar
Assim como Diego, outras pessoas decidiram mudar de vida, é o caso de Katia Silva, que, com exercícios físicos, perdeu cerca de 16 quilos e deixou de sentir dores na coluna. Mateus Silva, com 35 quilos a menos e mais autoestima. E Aline Soncin, que após a gravidez não conseguia emagrecer até voltar à academia, só aí então foram 13 quilos.
Para Marsola, nos últimos anos, as pessoas vêm mudando os hábitos e estão procurando cuidar mais da saúde, assim como, melhorar a forma física.

Patrícia F. Souza Novais Nutricionista – CRN3: 20343 Doutora em Alimentos e Nutrição – Unesp Administradora Geral Academia Bio Fitness e CrossFit Cosmópolis (Foto: Gazeta/Tv Jaguari

João Henrique Marsola Educador fisico, Head Coach de Crossfit e Professor Administrador Geral Academia Bio Fitness e CrossFit Cosmópolis (Foto: Cedida)