Perda de peso para o início do ano deve visar a saúde e prática de exercícios físicos

Com a chegada do ano novo, é comum algumas metas girarem em torno da perda de peso. Em decorrência das festas de fim de ano, muitas pessoas buscam perder o peso adquirido de forma rápida e, muitas vezes, prejudicial.
A nutricionista Lívia Almeida explica que o emagrecimento, principalmente, nesse período, deve ser consciente e saudável. “Algumas dicas para melhorar a alimentação após as festas de fim de ano são: beber bastante água, não tomar refrigerante e sucos industrializados, não ingerir bebida alcoólica, comer mais frutas e saladas, evitar frituras e embutidos”, afirma Lívia. “Trocando carnes gordurosas por um peixe ou frango grelhado e iniciar a prática de atividades físicas pode ser uma excelente opção”.
Lívia ainda aconselha manter distância de alimentos mais calóricos e de pouco valor nutricional. “As ‘besteiras’ precisam ser retiradas do cardápio, até porque não adianta ficar uma semana sem comê-las e depois voltar a consumi-las, principalmente, no fim de semana, recuperando, assim, o peso perdido. Mas, dependendo de qual for, podemos manter de uma forma bem reduzida no cardápio para que não prejudique o processo de emagrecimento”.
Crenças como as de pular refeições, em especial a janta, devem ser abandonadas, segundo a nutricionista. “Não acho ideal pular refeições, já que isso pode gerar um aumento no consumo da próxima. É melhor seguir as refeições e fazer algumas trocas mais saudáveis e menos calóricas”, explica.
Com relação aos tão requisitados sucos detox, Lívia Almeida acrescenta algumas dicas. “O suco detox não irá ajudar se você não mudar todo o cardápio. Tomar um detox pela manhã e à tarde comer fritura com refrigerante não adianta. É necessário fazer mais alterações na alimentação”, aconselha.
A nutricionista ainda compartilha uma receita de suco detox para quem pretende aderi-lo ao cardápio. A receita consiste em:

1 folha de couve
6 folhas de hortelã
1 fatia de melão
200 ml água de coco
½ limão espremido
Bater tudo no liquidificador e tomar sem açúcar ou adoçante.

Lívia A. Almeida Santos
Nutricionista
CRN3: 24.393

“É importante ingeri-lo no período da manhã e, se colocado junto a uma boa dieta, pode ser um verdadeiro aliado”, afirma Lívia.
Além disso, para conseguir resultados mais saudáveis, é importante evitar a busca por dietas milagrosas, cujo emagrecimento envolve grandes restrições alimentares. “Após o ganho de peso, não adianta ficar desesperado e buscar dietas milagrosas, pois é provável que você volte a ganhá-lo novamente”.
Ao restringir-se de alimentos necessários para a saúde, além da possível desnutrição, as chances de uma compulsão alimentar acontecer são altas. Por isso, para melhorias no cardápio, é importante consultar-se com especialistas da área de nutrição.