Perder para ganhar

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo” ‭‭Mateus 5:37-43

“Quando disserem ‘sim’, seja de fato sim. Quando disserem ‘não’, seja de fato não. Qualquer coisa além disso vem do maligno”. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Eu, porém, lhes digo que não se oponham ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça também a outra. Se você for processado no tribunal e lhe tomarem a roupa do corpo, deixe que levem também a capa. Se alguém o forçar a caminhar uma milha com ele, caminhe duas. Dê a quem pedir e não volte as costas a quem quiser tomar emprestado de você”. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo”.
Mateus 5:37-43
Veja também Hebreus 12:1: “Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha.” O versículo menciona especificamente um tipo de peso: “o pecado que se agarra firmemente em nós.” Mas existem outros tipos de pesos e fardos, incluindo responsabilidades relacionais.
Todo relacionamento que não te move em direção a um propósito é uma sobrecarga. Talvez você esteja namorando alguém inseguro e está sempre perdendo tempo tentando se explicar porque ele acha que você tem alguma intenção secreta. Quando você tenta falar alguma coisa construtiva para ajudar, a pessoa pensa que você está confrontando-a porque está com ciúmes. Mas não é nada disso. Tudo isto é para ajudar um de vocês, não é mesmo?
Existe alguém do seu convívio que está te sobrecarregando?
Em Hebreus, toda essa ideia se passa num cenário de uma corrida em um grande estádio, com uma linha de chegada no final da pista. “Continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós”.
Imagine por um minuto você em uma faixa da pista de corrida. Deus está dizendo: “Eu não quero que ninguém entre na sua pista e faça você tropeçar, porque tenho uma corrida para você correr e quero que você corra persistentemente. Se você correr esta corrida que Eu te chamei para correr, ganhará um prêmio e ficará satisfeito, porque o que Eu quero fazer na sua vida é melhor do que qualquer coisa que você sempre quis fazer. Então, Eu preciso que você confie em Mim. Mas há algo que você precisa fazer: você precisa tirar todos estes pesos de você!”
Mude-se se o seu colega de quarto for uma má influência. Releve as coisas se seu professor está fazendo você duvidar de seu valor. Siga em frente se o seu amigo continuar provocando dramas e fofocas. Mantenha distância se o seu colega te encoraja a abaixar os seus padrões. E, por favor, não conviva com um namorado ou namorada que bate em você. Termine este relacionamento agora.
Quais relacionamentos você precisa terminar, a fim de ter espaço para que relacionamentos mais saudáveis tomem o lugar deles?
Pense nisso.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade