Período de calor aumenta incidência de micoses nas unhas

Um dos principais problemas presentes no período de calor é o surgimento de fungos. Uma das regiões mais afetadas são os pés; estes que, na maioria das pessoas, é uma das partes menos cuidadas.
Dentro da podologia, as onicomicoses são o resultado da presença de fungos na região do pé, ou seja, é uma infecção provocada por fungos que acomete especialmente as unhas, mas também pode afetar a pele. Os fungos se alimentam da queratina, principal componente da pele e da unha. Se o problema não for tratado, ele pode se manifestar na pele causando frieiras e, inclusive, em casos mais graves, na corrente sanguínea. Por vezes, provém do excesso de umidade do uso de sapatos fechados, baixa imunidade e falta de higiene.
Segundo a podóloga Claudia Ribeiro, as unhas podem sofrer com diversos sintomas. “Podem aparecer manchas brancas, ou ter o descolamento da bordinha, que vai além da borda livre. Caso a pessoa perceba que a unha apresenta um aspecto diferente do comum – pois os fungos causam deformidade nas mesmas, tornando-as esbranquiçadas, onduladas, etc. – ela deve procurar um especialista”, explica.
O tratamento varia de acordo com organismos e, principalmente, com a gravidade do problema, mas, pode durar de 6 a 12 meses, no total. “Quanto mais cedo for a busca por um podólogo, melhor. Muitas pessoas procuram tratamento quando a unha já está descolada ou esverdeada – há fungos que causam esta coloração – e isso torna o processo mais delicado”, afirma.
Atualmente, a podologia conta com tecnologias para o tratamento das onicomicoses, alguns à base de

Claudia Ribeiro
Podóloga
Espaço Donna Linda
R. Sete de Setembro, 647
Fones: 3812 5114/
(19) 99440 2776

alta frequência; este que foi um dos primeiros a ser lançado como bactericida e fungicida, visando iluminar os fungos. “Apesar disso, o mais recomendado é o procedimento de limpeza, que consiste no debridamento e desbastamento de toda a unha afetada. Ele é indolor, mesmo que se trate da remoção da unha com micose”.

Como cuidar diariamente
Após a consulta com um podólogo, o paciente deve iniciar um processo de tratamento constante, principalmente, em sua casa. “Sempre aconselho meus pacientes a comprarem uma escovinha para as unhas e um sabonete bactericida, que podem ser encontrados tanto em supermercados quanto em farmácias. Após a escovação, manter a unha bem seca e utilizar a solução de micoses”, esclarece Claudia Ribeiro.

Como evitar
A higienização dos pés e calçados é extremamente fundamental. Manter as unhas limpas e utilizar produtos fungicidas na lavagem de meias e sapatos pode colaborar para o não surgimento das micoses. A podóloga ainda aconselha o uso de sapatos abertos ao longo do dia, para evitar o excesso de umidade.