Período de carnaval pode contribuir para o surgimento da otite

A otite é uma infecção que pode atingir o ouvido externo, médio ou até mesmo o pavilhão auricular.
O otorrinolaringologista Dr. Carlos Guidi explica que a doença pode ser classificada em aguda, secretora ou crônica, sendo divida em externa e média.

Otite externa
Quando a infecção atinge: pavilhão auricular, canal auditivo externo e até a membrana do tímpano. Essa infecção externa pode ser causada por bactérias ou fungos.

Otite média
Otite média aguda: ocorre quando o processo infeccioso acontece na membrana do tímpano, na cavidade do ouvido médio, onde se podem formar secreções infecciosas causadas por bactérias ou vírus.
Otite média secretora (ou otite seromucosa): o conteúdo líquido presente no ouvido médio não é infeccioso; geralmente, é um líquido catarral, proveniente de um quadro alérgico.
Otite média crônica: ocorre quando o processo infeccioso se alastra por várias semanas – ou até meses – podendo até mesmo causar a ruptura da membrana timpânica.

Além disso, o Dr. Carlos Guidi afirma que o problema pode atingir todas as faixas etárias, mas, é importante manter atenção em crianças pequenas, cujo condutor auditivo externo é menor e mais estreito, sendo mais propenso a infecção.

Tratamentos
“O tratamento, no caso de otite infecciosa, ocorre com o uso de antibioticoterapia sistêmica ou tópica, dependendo de cada caso. As precauções a serem tomadas após o tratamento são, basicamente, as mesmas recomendadas para evitar contrair a infecção, como manter o ouvido seco, evitar o uso excessivo de cotonetes e, em caso de umidade na região, enxugá-la com toalha macia ou algodão seco. Pode-se utilizar também proteção auricular, como tampões, por exemplo”, explica o otorrino.
“Para um diagnóstico completo e mais eficaz, recomenda-se a consulta médica com profissional especializado otorrinolaringologista”, afirma.

Carnaval
Um grande alerta é para o período de carnaval, pois, existem fatores que podem contribuir para o

Dr. Carlos Alberto Ferreira Guidi
Otorrinolaringologista
Atende na Medclin Clínica de Medicina Integrada
CRM 58240

desencadeamento da infecção no ouvido externo.
“Devido às altas temperaturas e umidade excessiva no canal auditivo externo (contato excessivo com água, geralmente, através de piscinas e praias), podem ocorrer as chamadas otites externas, através da proliferação de fungos e bactérias na região”, comenta.
Segundo o Dr. Carlos Guidi, uma das medidas a serem adotadas para evitar a infecção é enxugar frequentemente os ouvidos com toalha macia ou algodão seco, principalmente, após frequentar locais com água. Outra medida preventiva seria a utilização de protetores auriculares – tampões, por exemplo – para maior proteção contra umidade. Por fim, recomenda-se evitar o uso de cotonetes na região, pois podem lesionar o local.