Período de volta às aulas não precisa ser uma luta

Durante as férias, é normal que as crianças acabem indo dormir mais tarde e, consequentemente, acordam mais tarde também. Contudo, com a volta às aulas, as crianças sentem dificuldade em acordar no horário correto e o sono acaba ficando todo desregulado.
O sono regularizado ajuda no desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa e em qualquer idade; também ajuda na memória, controle emocional e, nas crianças, diminui o risco de apresentar problemas relacionados ao déficit de atenção. Durante o sono, o hormônio de crescimento também é liberado no organismo das crianças.

Para a volta da rotina do sono saudável, o médico pediatra Fernando Angeloni Pedron afirma que “conversar com a criança sobre a mudança de rotina ao retornar das férias é importante; começar a rotina novamente uma semana antes do retorno, para que a criança possa se acostumar de novo; regular o horário das refeições; diminuir o excesso de açúcar; diminuir a exposição aos eletrônicos e também respeitar a nova rotina”.

Cada idade tem uma necessidade específica de sono. “Recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas por dia. Entre os bebês de quatro a onze meses, a necessidade é 12 a 15 horas. Conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui. Crianças de um a cinco anos precisam de 10 a 14 horas de sono. Dos seis aos treze, a recomendação cai para 9 a 11 horas. Já os adolescentes, de catorze a dezessete anos, devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia”, alerta o pediatra.

Médico Pediatra Fernando Angeloni Pedron – CRM 83834

Para o sono se readaptar novamente, exige tempo. Estabelecer uma rotina e mantê-la é fundamental. “No ambiente em que a criança irá dormir é preciso ter toda uma organização, manter tudo limpo, calmo e escuro para que a noite de sono seja completa e de qualidade”, finaliza o pediatra Fernando.