Peso na balança é resultado?

Nutricionista explica que perder peso nem sempre significa perder gordura

Você tem o hábito de se Pesar com frequência? Começa a fazer a dieta na semana, mas quando chega o fim de semana e você exagera um pouco, sobe na balança e aumenta 1kg do seu peso… Vamos entender a diferença de perder peso e emagrecer.
O que significa perder peso? Basta subir na balança e verificar a diminuição do peso. Apenas isso. Que também pode ser devido a 3 motivos: Redução da retenção de líquidos: sendo assim, perdeu apenas água; constipação: se você evacuou e seu peso diminuiu; ou perda de massa magra: o que mais acontece e não é um bom motivo para emagrecer, pois quando a massa magra diminui, automaticamente seu percentual de gordura aumenta.
E como saber que emagreceu? Diminuindo percentual de gordura ou aumentando massa magra.
Será mesmo que a balança é um método para avaliar seus resultados? Vou te explicar o porquê a balança não é a melhor maneira de avaliar sua evolução! Vamos lá, resumindo: pela balança de casa não é possível afirmar se você perdeu líquidos, perdeu massa muscular ou foi devido evacuar. Nosso organismo é composto por músculo, órgãos, ossos, líquidos, resíduos, gordura. Tudo isso junto, forma seu “peso”, mas a sua balança não verifica essa composição corporal separadamente pra te dar os resultados.
Quando você ganha massa magra pode acontecer de aumentar o peso na balança, mas não significa que você engordou, significa que você aumentou seu peso, porém, o percentual de gordura diminuiu, e isso também é emagrecimento.
O que diferencia os resultados são as outras avaliações para complementar sua composição corporal, sendo ela realizada por medidas das circunferências (cintura, abdômen, quadril, braço, coxa, panturrilha), por dobras cutâneas (tríceps, bíceps, subescapular, suprailiaca, abdominal) e também por Bioimpedância (uma balança específica que te dará todos os resultados via corrente elétrica corporal).
Com essas avaliações será permitido verificar o percentual de gordura corporal e massa magra, sendo assim, o mesmo peso pode ser composto por composições corporal diferentes, do lado esquerdo com menor percentual de gordura e do lado direito com maior percentual de gordura.
Além disso, o seu peso pode ser alterado pelo consumo de água, se seu intestino está funcionando regularmente, se praticou atividade física, se está em período menstrual, e em outros ‘N’ motivos que pode se alterar…
Na minha consulta, além da composição corporal, também avalio se seu objetivo foi atingido, seja ele qual for, por exemplo: melhorar hidratação, incluir frutas, verduras e legumes, redução do consumo de açúcar e industrializados, etc…, o que será definido com você de acordo a sua realidade e individualidade.
Mas se você quer emagrecer e não sabe por onde começar, aqui vão 10 dicas para você que farão total diferença na sua saúde:
1. Invista em frutas, verduras e legumes. São fontes de vitaminas, minerais e fibras, vão promover saciedade e balancear suas refeições, auxiliando na sua disposição, energia e fornecer qualidade nutricional.
2. Tenha um sono de qualidade: inclua chás em seu dia a dia que irão te auxiliar a relaxar e ter uma boa noite de sono, como, por exemplo: camomila, erva doce, cidreira, maracujá…
3. Evite os alimentos industrializados: são ricos em sódio, gorduras, açúcares e possuem altas calorias em pequenas porções.
4. Mantenha sua hidratação: beber a quantidade de água correta auxilia a melhorar o funcionamento intestinal, controle da fome e diminuir a retenção de líquidos!
5. Evite as beliscadas ao longo do dia… Às vezes, você pode consumir certos alimentos por serem saudáveis, mas exagera na quantidade ao longo do dia, passando despercebida a quantidade que consome no total, extrapolando o consumo calórico.
6. Planeje suas refeições um dia da semana para evitar que a correria do dia a dia atrapalhe suas refeições.
7. Tenha o hábito de sentar à mesa para se alimentar. Promova um ambiente agradável para as refeições, evitando qualquer distração, como TV e celular.
8. Mastigue bem! Seu cérebro leva cerca de 20 minutos para processar que está se alimentando, além de ser muito importante para facilitar o processo de digestão.
9. Evite beber líquidos nas principais refeições, pois, atrapalha a digestão e impede sua percepção de fome e saciedade.
10. Por último e não menos importante: busque ajuda de um profissional NUTRICIONISTA! Leve sua saúde a sério, apenas o NUTRICIONISTA é apto para te ajudar com a sua alimentação.

Dra. Larissa Fernanda da Silva – Nutricionista
CRN3 – 61314
Total Clínicas – Rua dos Expedicionários, 1378, Cosmópolis.
Instagram: @larissafernanda.nutri
Telefone: (19) 99276 1630