Serviço contabiliza mais de dois milhões de solicitações online em 2021
O distanciamento social, reflexo da pandemia da Covid-19, acelerou o crescimento dos serviços digitais também no Poupatempo. Cerca de 84% dos serviços prestados pelo programa nos quatro primeiros meses do ano foram pelo aplicativo Poupatempo Digital, portal e totens de autoatendimento.
Entre as 133 opções disponíveis, as mais solicitadas no período foram pesquisa de pontuação, com dois milhões de acessos, seguida por renovação de CNH, com 970,5 mil pedidos, consulta de IPVA, com quase 900 mil, e CRLV-e (licenciamento digital), com mais de 740 mil.
A pesquisa de pontuação é muito simples e rápida e pode ser feita na palma da mão, de onde o motorista estiver, pelo aplicativo Poupatempo Digital. Basta entrar no app e selecionar a opção “CNH”, em seguida “Demais serviços de CNH” e escolher “Pontos na CNH”. Neste caso, é preciso preencher o número de registro da carteira de motorista e a data de nascimento.
Já para verificar informações do veículo, o usuário pode entrar no menu ‘Infrações e multas de trânsito”. Lá, é possível acessar informações sobre multas de veículo, pesquisa de débitos e restrições, acompanhar defesa de multas, entre outros serviços. Basta ter em mãos a placa e o número do RENAVAM do veículo.
O aplicativo Poupatempo Digital, que completou um ano neste mês de maio, representa quase 90% da demanda total dos serviços online e 74% do total de 8,1 milhões atendimentos do programa no ano. Desde seu lançamento, foram realizados mais de 10,5 milhões de serviços pelo app, que contabiliza quase 5 milhões de downloads. Para baixar é muito simples, basta acessar a loja de aplicativos do celular, a Play Store ou a App Store.
É importante lembrar que alguns serviços, como emissão de RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículos, necessitam da presença do cidadão para serem concluídos. Nesses casos, é obrigatório realizar o agendamento de data e horário pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital.
Seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, os postos do Poupatempo estão trabalhando com medidas sanitárias, como o uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, além de redução na capacidade de atendimento, para garantir o distanciamento social necessário para combate à transmissão do coronavírus.