Os benefícios do Pilates já são amplamente difundidos, e comprovados. Cada vez mais, as pessoas procuram esta prática de exercício para os mais variados motivos: correção postural, tonificação dos músculos, diminuição do estresse, equilíbrio entre mente e corpo, ou somente para o bem-estar.
Além de todas estas vantagens, o Pilates ainda previne problemas cardíacos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), atividades físicas moderadas e regulares, como o Pilates, reduzem de 20 a 25% o risco de doenças cardiovasculares, além de diminuírem a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas.
De acordo com a Fisioterapeuta e Professora de Pilates, Suzane Ferreira, a prática é um método de exercício físico que visa a reeducação do movimento, trabalhando o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. “O Pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, focando na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo, que são o abdômen, a coluna e a pelve. Ainda, ajuda na melhora da postura, alonga e tonifica os músculos, sem exageros, priorizando o equilíbrio, sendo que nenhum grupo muscular fica sobrecarregado. O corpo passa a trabalhar de forma mais eficiente”, explica.
Para os cardiopatas, o Pilates é recomendado, e considerado um aliado do sistema cardiovascular. “Com a prática dos exercícios, ocorre aumento dos batimentos cardíacos, fazendo com que a corrente sanguínea dirija sangue rico em oxigênio para todas as fibras musculares. Este processo ajuda a reverter disfunções nos vasos sanguíneos e, por aumentar o consumo de oxigênio no sangue, ele melhora a produção de energia no músculo. Além disso, a prática auxilia a função respiratória, por também trabalhar a musculatura do local”, explica. Contudo, Suzane faz um alerta: “Antes de começar a pratica do exercício, é importante que as pessoas sempre procurem orientação de um cardiologista”, aconselha a especialista.
Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo ou em aparelhos. “Nos aparelhos, são realizados exercícios de forma rítmica, controlada, associando a correção postural, respiração e contração abdominal. O aparelhos são ajustáveis, a fim de facilitar ou dificultar os exercícios, utilizando as molas que possuem níveis de densidade diferentes. No solo, enfatizamos o centro da força e respiração, onde o aluno depende da força do próprio corpo para realizar os movimentos”, informa a profissional.
De acordo com a especialista, no Pilates são utilizados acessórios como bolas e elásticos, que são chamados de Thera Band. “Estes objetos ajudam a tornar a aula mais dinâmica, além de aumentar o grau de dificuldade de alguns exercícios”, enfatiza.
O público que procura os exercícios do Pilates ainda são, em sua maioria, mulheres. “Em média, 90% das aulas são compostas por mulheres entre 28 e 65 anos. Contudo, tem crescido o número de homens praticantes, que vem perdendo cada vez mais o preconceito e admirando os benefícios desta prática”, observa a profissional.
As mensalidades das aulas variam de R$110 a R$140. “Com aulas duas vezes na semana, este é o valor médio que encontramos em Cosmópolis e região. É um preço bastante acessível e considero um investimento à saúde e qualidade de vida”, conclui Suzane.