Pilates é recomendado para idosos e gestantes

Quando o assunto é saúde, o ideal para a vida cotidiana de hoje é prevenir. A prática de exercícios regulares, juntamente com hábitos saudáveis e alimentação balanceada, é, sem dúvida, uma opção importante para qualquer idade e quanto antes iniciarmos a prática frequente e supervisionada, menor o risco de remediações.

Aluna da terceira idade, fazendo exercícios

Existem inúmeras modalidades que se encaixam no dia-a-dia corrido de hoje e para quem procura uma atividade física que combine força, flexibilidade, respiração, relaxamento e consciência corporal, o pilates é uma ótima opção.
Pode ser aplicado em qualquer idade e adaptado para as necessidades de cada um. É um método que pode ser direcionado para atletas, assim como para reestabelecer atividades diárias no idoso ou preparar o corpo de uma gestante para um pré e pós parto.
Com o passar do tempo, nosso corpo sofre mudanças físicas e biológicas naturais do envelhecimento. Perdemos massa muscular, força, equilíbrio, coordenação e nosso ritmo de vida também é alterado por essas mudanças, o que nos torna mais vulneráveis a doenças das articulações e da coluna, entre outras. Nosso humor é variável e nosso emocional também.
O exercício na terceira idade é essencial para a prevenção de dores e doenças relacionadas ao envelhecimento e o Pilates se torna uma escolha acertada para garantir a segurança, aumentando a independência nas atividades diárias do idoso.Dentre os benefícios do Pilates para idosos, podemos destacar o alívio da dor e do estresse; melhora dos reflexos, mobilidade e flexibilidade, pois, trabalha com alongamentos, o que previne lesões associadas; trabalha o equilíbrio do idoso, devolvendo a autoestima e melhorando a postura; previne incontinência urinária por trabalhar com o fortalecimento do assoalho pélvico, além do fortalecimento muscular global e da melhora da capacidade cardiorrespiratória.
O Pilates também é uma opção para as futuras mamães, principalmente, para as que optarem por um parto normal. A mulher sofre com as mudanças físicas e hormonais no período gestacional, que podem ocasionar dores e incômodos em cada trimestre. No primeiro

Camila Lorga Bertazzo
Fisioterapeuta
Crefito 3/114552-F
Flavia Gabriela Ferreira
Fisioterapeuta
Crefito 3/12396-F

trimestre, além do peso, ocorre o aumento das mamas e da vontade de urinar. Com a evolução do bebê, seu centro de gravidade é deslocado para frente, o que pode ocasionar dores na coluna por causa do aumento da lordose. No último trimestre, os sintomas intensificam e a gestante pode até apresentar dificuldades para respirar, cansaço e dores referidas na pelve, por causa dos ligamentos distendidos que se preparam para o parto. O Pilates pode ser um grande aliado para amenizar esses desconfortos e os exercícios são adaptados para cada fase da gestação. Os benefícios oferecidos pelo Pilates para as mamães são inúmeros. O fortalecimento do assoalho pélvico facilita o parto em si e ajuda a prevenir incontinência urinária na gravidez e no pós-parto; a respiração controlada é indicada para as contrações e na hora do parto, além de melhorar a circulação sanguínea e ofertar uma maior oxigenação ao bebê; ameniza a dor e o desconforto nas costas pelo fortalecimento e alongamento da musculatura; controla o sobrepeso, melhorando o condicionamento físico da gestante.
Saber o limite do próprio corpo e superar expectativas é compreender a própria consciência corporal. Quando trabalhamos nossa mente e corpo, nos tornamos mais seguros dia após dia.
“Não interessa o que você faz, e, sim, como você faz!”, Joseph Pilates

Serviço:
Activ Pilates
Local: Rua dos Expedicionários, 950
Telefone: (19) 3812-4013