Pilates infantil pode trazer muitos benefícios

É recomendado o início da prática a partir dos 7 anos, no início da segunda infância

O Pilates foi criado em 1920, por Joseph Pilates. Desde então, vem crescendo cada vez mais e trazendo beneficios  para todos, podendo ser realizado em qualquer idade. Os benefícios do Pilates incluem tanto o desenvolvimento físico quanto práticas que priorizam o bem-estar físico e mental e cada vez mais vem ganhando espaço com crianças e adolescentes. Em 2006, nos Estados Unidos, o Pilates para as crianças começa a ganhar visibilidade, no qual fisioterapeutas e profissionais de educação física participaram de uma campanha para a divulgação e introdução do Pilates nas escolas, com o intuito de reduzir a queixa de dores nas costas causadas pelo excesso de peso das mochilas escolares.
Os resultados dessa ação foram positivos, e a partir daí iniciam-se formatos de inclusão do Pilates Kids. No Brasil, o desenvolvimento da metodologia com crianças vem sendo explorado e ganha força nos Studios convencionais. O número de adeptos no Pilates Kids cresce gradativamente e os pais e familiares conseguem ter mais acesso a esta opção de atividade física aos seus pequenos.
O Pilates possui como regra o desenvolvimento de corpo e mente através de seis princípios durante sua prática: concentração, centralização de força, controle, fluidez, precisão e respiração. Quando se trata de Pilates Kids, a primeira coisa a se pensar é associar o lúdico aos exercícios, de forma que, através das brincadeiras, o instrutor consiga não perder a essência do método e aplicar sequências de forma segura e divertida. É importante o estúdio estar preparado para este público com bolas de diferentes cores, opções variadas de acessórios e materiais didáticos do universo Infantil, a fim de chamar a atenção da criança e captar seu interesse a aula.
É necessário programar uma aula abordando o método inserindo ideias e opções de combinações lúdicas, elaborando estratégias perfeitas para cada idade. Quando planejamos uma aula de Pilates Kids, a primeira coisa a se pensar é qual a finalidade daquela criança estar ali, se é por alguma patologia que a mesma possui, se é porque os pais fazem Pilates e querem que os filhos também façam o método ou se é uma forma de atividade física para trazer um bem-estar para a criança.
Com a pandemia, as crianças acabam passando mais tempo em casa, com o uso de aparelhos tecnológicos, TV, celulares, tablets e computadores. O Pilates Kids ensina a criança a ter consciência corporal e comportamental com sua postura dentro e fora do estúdio. Além de melhorar a atenção e concentração, a coordenação motora, realizando exercícios de forma bilateral e unilateral, associando membros superiores e inferiores, com ou sem acessórios, melhora da cognição, melhora da propriocepção e equilíbrio, melhora da interação e socialização, e trabalha a consciência corporal.
Podemos, através do Pilates Kids, proporcionar às crianças a noção sobre sua força e coordenação em diferentes movimentos, alongamento muscular e relaxamento por passarem horas em uma única posição que, além de trazer desvios posturais, intensificam encurtamentos muito frequentes na fase de crescimento. Os exercícios de alongamentos e rolamentos do Pilates trazem relaxamento e flexibilidade das estruturas.
É recomendado o início da prática a partir dos 7 anos, no início da segunda infância. Nesta idade, as crianças já apresentam um melhor entendimento sobre o Método e compreensão para as combinações de exercícios. Iniciar atividades físicas logo na infância é de extrema importância, visto que o consumo de calorias é cada vez maior, e como consequência disso a obesidade infantil e sedentarismo só aumentam com o passar dos anos.

Naara Ribeiro
Fisioterapeuta/ Crefito:147611-F
Instrutora de Pilates
Licenciada LPF
Studio de Pilates Naara Ribeiro – R. Antônio Carlos Nogueira, 979, Centro –
F. (19) 98197-1225