Você já parou para observar como está sua postura? Você se sente satisfeito com o alinhamento do seu corpo?
Nos dias atuais, com o avanço tecnológico, é comum observarmos o descuido com a postura nas atividades diárias. As grandes jornadas ao computador e a falta de consciência corporal fazem com que negligenciemos a maneira de nos posicionar em frente a essas máquinas, o que futuramente acarretará consequências sérias. Até mesmo em casa, sentados no sofá, mexendo no celular, passamos grandes períodos sem perceber como nosso corpo se acomoda.
Além desses fatores, observamos que o sedentarismo, as condições ergonômicas incorretas nos setores de trabalho, os hábitos incorretos para realizar as atividades de casa ou da vida diária, as grandes cargas suportadas pela coluna ao levantar um peso de forma inadequada, também colaboram para a perda do alinhamento e enfraquecimento da coluna, ocasionando os desvios posturais que, em muitos casos, vêm acompanhados de dor.
E a partir daí, passamos a refletir a frase dita por Joseph Pilates – “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, senão por todas elas”.
Na questão estética, a postura também influencia na boa forma física. Uma simples protrusão abdominal, a famosa barriguinha, nem sempre significa excesso de gordura, mas sim, fraqueza muscular, que desloca anteriormente as vísceras, nos proporcionando uma barriguinha saliente e um mau alinhamento corporal.A fraqueza dos músculos acarreta desequilíbrios e compensações em todo nosso corpo, onde se originam os desvios posturais da coluna vertebral: escoliose, cifose, hiperlordose.
Quando nossos músculos são fortes e alongados, eles mantêm os segmentos corporais posicionados adequadamente. A musculatura abdominal e dorsal trabalhando em sinergia tracionam a coluna vertebral em alinhamento.
Pensando em correção postural, manutenção e prevenção da boa postura, o Método Pilates é o grande aliado a esses tratamentos.
Os exercícios solicitam a ativação de músculos profundos que, em algumas atividades, não conseguimos alcançar. A ativação do centro de força do corpo (CORE) associado à respiração são os pontos chaves do método para a execução de movimentos harmoniosos, que fortalecerão os músculos requisitados nos exercícios.
Além dos exercícios de força que são fundamentais para o tratamento dos desvios posturais, os exercícios de alongamento nos proporcionam grande sensação de bem estar, aliviam a tensão muscular gerada pelo stress causado no dia a dia, relaxam os músculos envolvidos e melhoram a qualidade do sono e da nossa postura. A flexibilidade está diretamente relacionada ao bom alinhamento corporal.
Os exercícios de Pilates não geram sobrecarga e stress articular, por se tratarem de uma atividade física sem impacto ao corpo. Pessoas com todos os tipos de limitações podem ser praticantes de Pilates, pois, o treino se adequa às diferentes necessidades. Trabalhamos o estímulo do padrão respiratório para melhorar individualmente a capacidade respiratória do aluno. A consciência corporal adquirida através do Pilates nos proporcionará a reeducação postural em nossos hábitos cotidianos. Todos esses fatores estão interligados para atuar no tratamento da coluna e correção postural. Uma boa postura melhora nossa autoestima e aumenta a qualidade de vida. Pilates é estilo de vida… corpo livre de tensão muscular, dor, fraqueza e encurtamentos!