Pilates promete ser eficaz e trazer benefícios em qualquer idade

O Pilates é uma das atividades que, dentre os benefícios, tonifica a musculatura, aumenta a flexibilidade e melhora a postura, podendo ser praticado em todas as idades.
“Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade, é fundamental ganhar o domínio de seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e fora de forma,você está velho. Se você está com 60 e está maleável e forte, você está novo” – Joseph Pilates, o inventor do Pilates.
A técnica pode ser uma opção viável para almejar a sua saúde corporal. Acompanhe alguns dos benefícios dessa atividade para começar o ano novo de bem com a mente e o corpo.
– Aperfeiçoa sua musculatura corporal;
– Evita doenças cardiovasculares;
– Elimina o estresse ocasionado pelo dia a dia;
– Emagrece;
– Corrige a postura;
– Aumenta a flexibilidade;
– Estimula a coordenação motora;
– Previne fraturas ocasionadas pela osteoporose;
– Melhora a concentração;
– Ameniza dores.

De acordo com Naara Ribeiro, fisioterapeuta e instrutora de Pilates, a técnica “ajuda na prevenção de doenças e a reabilitação física auxilia no desenvolvimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos. Oferece uma forma de exercício excelente e segura para gestantes, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto. Ao praticar Pilates, o indivíduo sente um alívio quanto a possíveis dores no corpo. Além disso, o exercício melhora a densidade óssea, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação e também ajuda no tratamento de escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla”.
Afirmar que o Pilates tem um padrão de aluno é um mito. Pelo contrário, “a atividade pode ser praticada pelos mais diferentes grupos de pessoas, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente, e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos. Alunos em todos os níveis de condicionamento físico podem fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios da técnica”, afirma Naara.
A “Contrologia”, nome dado por Joseph Pilates (Enfermeiro e inventor do método de condicionamento físico), previa o “controle consciente de todos os movimentos, ou seja, uma ligação do estado de espírito aonde acabam gerando harmonia, flexibilidade e força. Então, não somente o corpo se desenvolveria de maneira equilibrada, mas, todo o ‘ser’ seria ‘tomado’ positivamente pelos efeitos desse treinamento”, esclarece Naara.
Como Pilates mesmo dizia, “o seu método estava mais ou menos 50 anos à frente de seu tempo, já prevendo que sua viralização se daria muito tempo depois de seu falecimento. E ele estava certo”, conclui Naara