Pilates também traz benefícios para jovens e adultos

Buscando uma vida mais saudável, muitas pessoas decidem começar a praticar Pilates. Os exercícios são direcionados para todas as idades, desde as pessoas mais novas até a terceira idade, para melhorar o condicionamento. “Pilates é um método de condicionamento fisico e mental criado por Joseph Pilates.  Os exercícios englobam fortalecimento e alongamento do corpo de forma global e individual”, explicam as instrutoras de Pilates Camila Lorga Bertazzo e Flávia Gabriela Ferreira.
As especialistas explicam que o Pilates trabalha com a respiração e fortalecimento abdominal simultâneos com o exercício, “promovendo a melhora da respiração, consciência corporal e equilíbrio, proporcionando relaxamento. São exercícios de baixo impacto que podem ser realizados por  pessoas de qualquer idade, atleta ou não”. Elas completam dizendo que a técnica “traz melhora da qualidade de vida para quem não tem o hábito de se exercitar, pode prevenir lesões no atleta, reduz muitos dos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) para as mulheres e reduz significativamente a ansiedade para quem sofre com as cobranças do dia a dia e estresse”.
Não existe uma idade certa para se iniciar a prática de pilates, “o que vale é entender seus princípios e propósito. Hoje, existem studios que direcionam seus atendimentos para as crianças. Se o aluno conseguir trabalhar com consciência corporal necessária para realizar os exercícios, ele pode iniciar suas aulas sem problema algum”, explicam as instrutoras.

Idosos
O Pilates também auxilia muito a vida cotidiana dos idosos. “Ele contribui para melhora da qualidade de vida, assim como a independência para as atividades diárias.  O exercício aumenta, e muito, a espectativa de vida desse grupo, favorecendo um aumento da autoestima”, explicam.

Jovens
“Para os jovens ficam o fortalecimento global e a prática da consciência corporal.
O Pilates tem exercícios que promovem a sensação de serem desafiados por serem complexos e isso gera nos jovens e em toda a classe que pratica o Pilates, um bem-estar muito grande, melhorando a autoestima e qualidade de vida”, esclarecem as mesmas.

Há alguma idade limite?
“A idade não é um limite. Ela não representa riscos aos praticantes.
Cada aluno tem sua particularidade e isso é respeitado durante os atendimentos.
O Pilates é uma técnica segura e eficaz e ótima escolha para quem procura fortalecimento global, consciência corporal, melhora da postura e condicionamento físico, buscando equilíbrio e qualidade de vida”, concluem.

Camila Lorga Bertazzo, Crefito 114552-F
Flávia Gabriela Ferreira, Crefito 123961-F