Pilates traz benefícios na recuperação pós-acidente

Muitas vezes, a prática de Pilates é indicada para o tratamento após acidentes para que possa acontecer uma melhor recuperação do paciente.
“Acidentes automobilísticos, quedas, torções são os casos que sempre acabam tendo indicação do Pilates para o tratamento. Qualquer acidente que envolva estrutura articular, óssea ou muscular pode deixar alguma sequela ou uma dor por conta de uma contratura muscular ou bloqueio articular.
Acidentes de qualquer natureza podem influenciar na mobilidade articular, no estado físico de cada um.
O Pilates reestrutura, visando a melhora da função, da amplitude de movimento, da qualidade de vida. Trabalha em cima de restabelecer função muscular, equilíbrio e coordenação”, explicam as fisioterapeutas Camila Lorga Bertazzo e Flávia Gabriela Ferreira.

É diferente do Pilates para a recuperação?

Flávia Gabriela Ferreira
Camila Aparecida Lorga Bertazzo
Active Pilates e Fisioterapia

“O cuidado especial seria no caso de fraturas, que deve esperar o tempo de consolidação para poder dar início à atividade física.
Fraturas de qualquer natureza deixam a região acometida mais fraca e com restrição da amplitude de movimento”, esclarecem.

Exercícios indicados:
“Se inicia com exercícios de mobilidade para garantir uma amplitude de movimento e vai se intensificando e evoluindo para o fortalecimento muscular dos grupos musculares acometidos e a região abdominal”, aconselham.

Benefícios
“Não tem contra-indicação. Pilates é importante para restaurar função, para ganho e tonificação muscular, melhora da coordenação, concentração através da respiração que é exigida durante a prática”, concluem.