Pilates traz inúmeros benefícios aos homens

Dentre eles, estão aumento de massa magra, melhora de dores nas costas e aumento do desempenho em outros esportes

“Muitos deles têm preconceitos em praticar Pilates, pois acham que é uma atividade feminina”

“Posso afirmar que Pilates é uma atividade física excelente para homens, devido aos seus inúmeros benefícios, e pelo resultado que o corpo masculino tem com sua prática. Muitos homens têm preconceitos em praticar Pilates, pois acham que é uma atividade feminina, e muitos só procuram quando têm prescrição médica, onde já estão com alguma patologia clínica, tais como: hérnias discais, tendinites, escoliose, lordose, cervicalgias entre outras. Quando, na verdade, o ideal seria trabalhar de forma preventiva e não somente quando necessita fazer para a reabilitação.
O Pilates é uma atividade física tão intensa como qualquer outra praticada pelo sexo masculino, pois, os exercícios executados nas aulas trabalham o alongamento e o aumento da força muscular. Para que vocês, homens, entendam, o Pilates é para todos, sem distinção de gênero, idade ou outra contraindicação, pois, ele promove vários benefícios, sejam eles para os idosos, homens, mulheres, crianças, sejam esses atletas, gestantes ou mesmo em reabilitação física.
Muitos homens acham que um bom treino tem que ser pesado e que, para isso, devem pegar pesos ao extremo para obterem músculos fortes e definidos, e tudo isso também é possível com o método Pilates, pois, o treino pode ser intenso e pesado como em qualquer outro treinamento de força.
Muitas vezes, o que vemos são praticantes de musculação que focam mais em membros superiores e, no Pilates, os exercícios visam o corpo como um todo, trabalhando o aumento da força e o seu alongamento. Ao praticar Pilates, os alunos vão perceber músculos nunca trabalhados, desenvolvendo um corpo uniforme. Os homens precisam vencer a barreira da ideia pré-concebida que Pilates é coisa de mulher! Abrir a mente para a prática regular, e assim perceber os benefícios do Pilates na sua vida.
Aumento da massa magra
Ao praticar Pilates, os homens desenvolvem musculatura homogênea e têm o aumento da massa magra.
Melhora o desempenho de outros esportes
Como o Pilates trabalha força muscular, postura, equilíbrio, respiração, flexibilidade e concentração, isso ajuda muito como complemento para outras práticas esportivas: é comum os homens praticarem outros esportes por hobby, como futebol, corrida, musculação. Aliando a prática de Pilates, o homem vai perceber a melhora no seu rendimento, concentração e resistência
Melhora o desempenho sexual
O Pilates trabalha o fortalecimento do assoalho pélvico, que promove melhora da atividade sexual e leva o praticante ao conhecimento do seu corpo.
Melhora a flexibilidade e o alongamento
A grande maioria dos homens não possui flexibilidades nos músculos, e quando começa algum tipo de atividades físicas fica com músculos doloridos.
O Pilates ajuda o homem a ganhar uma maior elasticidade porque trabalha o alongamento de toda a musculatura corporal, ganhando, assim, a amplitude de movimento.
Abdômen definido de forma eficiente
Toda a base dos exercícios de Pilates é construída a partir da ativação do Core (músculos do abdômen e períneo) juntamente com a respiração diafragmática.
Mais energia e disposição e menos estresse
Com a execução dos exercícios que trabalham força, respiração e a concentração, o cérebro libera mais serotonina e endorfina, que são hormônios responsáveis pelo humor e disposição.
Diminui o risco de câncer de próstata
Um dos fatores principais do câncer de próstata é causado pela deterioração do assoalho pélvico. O Pilates atua na prevenção, pois, com exercícios específicos, trabalha no fortalecimento dessa musculatura, diminuindo, assim, o risco do câncer de próstata.
Melhora das dores nas costas
Com prática regular do Pilates, essa musculatura é trabalhada, aumentando a sua resistência, promovendo o alinhamento postural e, assim,- diminuindo as dores.

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta