Pilates: uma opção segura para o tratamento da fascite plantar

Algumas disfunções no pé podem ser corrigidas com a prática do Pilates

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta
Stúdio Su Montano
Crefito 139822-F

Como sabemos, o nosso corpo é como um relógio e, para que ele tenha um bom desempenho, é necessário que todas as suas estruturas estejam funcionando adequadamente. Quando ocorre uma disfunção em alguma parte, afeta o seu funcionamento. Os nossos pés têm função de grande importância, pois, são eles que nos ajudam na locomoção. Os nossos pés são formados por 26 ossos que se dividem em 03 grupos: falanges, metatarso e tarso; e na sua formação ainda temos músculos, nervos e articulações – essas estruturas auxiliam a manter o corpo na posição vertical.
A fáscia plantar é uma espessa faixa de tecido conjuntivo fibroso, que recobre a musculatura da sola dos pés e faz a ligação do osso do calcanhar aos dedos. A fáscia plantar ajuda a manter a curvatura dos pés e também amortece e distribui os impactos no momento em que os pés tocam o chão, absorvendo o choque durante a pisada.
Uma das patologias dos pés que compromete o bom desempenho da locomoção é a fascite plantar, que é um processo inflamatório ou até mesmo degenerativo que, geralmente, é causado pelo estiramento excessivo dessa estrutura, gerando microtraumatismo ou inflamação da fáscia, causando lesões devido o esforço repetitivo da fáscia.
Os sintomas da fascite plantar consistem em dor forte na região do calcanhar. Geralmente, a dor fica mais intensa pela manhã ao dar os primeiros passos e vai aliviando durante o dia, mas, a dor pode surgir também em outras regiões da fáscia, bem como enquanto se sobe em escada ou até mesmo após um período de repouso. Portadores de fascite plantar têm dificuldade de realizar movimentos de dorsiflexão dos pés.
Sem tratamento adequado, a dor pode ficar crônica e afetar outras estruturas, levando a alterações no corpo, principalmente, nos joelhos, quadris e coluna.
Sintomas:
Dor e queimação na região do calcanhar e do arco plantar e sensação de rigidez no local, sensibilidade ao tato e tensão na região do arco plantar, incapacidade de apoiar o calcanhar no chão, inchaço e vermelhidão.
Fatores de risco:
• Sedentarismo;
• Traumas por atividades físicas de alto impacto;
• Esforço excessivo das solas do pé;
• Sobrepeso;
• Alterações no formato dos pés;
• Uso de sapatos inadequados;
• Idade (acima dos 40 anos);
• Tendinite no Tendão de Aquiles;
• Desgaste por processo degenerativo.
Tratamento
Uso de analgésicos e anti-inflamatórios (Receitados pelo médico)
Fisioterapia
Prevenção
•Controle do peso corporal
• Uso de sapatos adequados
• Atividades físicas regulares.
O Pilates pode ser uma opção segura para o tratamento e a prevenção da fascite plantar, pois, com exercícios controlados sem impactos, vai trabalhar o equilíbrio corporal global.
O Pilates com exercícios de alongamentos de cadeia posterior ajuda a descomprimir a região e aliviar a dor. Realiza fortalecimento de forma correta, sem excessos, trabalha a correção postural e treino de marcha, com a execução de exercícios proprioceptivos para realizar a descarga correta de peso sobre os pés.
“Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito. O caminho segue como uma coisa natural” (Frase de Joseph Pilates)