Piloto cosmopolense faz parte da 1ª tripulação a buscar insumos de combate a COVID-19 na China

O voo denominado como JJ9519 foi através da Americanas – LATAM e transportou 15 milhões de máscaras triplas, pesando 53 toneladas

O piloto de aeronaves cosmopolense Daniel Rull Garcia Rodrigues, 38 anos, atua nesta profissão há 12 anos pela LATAM. Daniel fez parte da primeira tripulação do primeiro voo para a China trazendo insumos para o combate à COVID-19 no Brasil. “Mês passado tive o privilégio de fazer parte da tripulação que realizou o primeiro voo à China trazendo insumos para combater a COVID-19. Foi uma experiência única voar para um destino totalmente diferente do que eu estava acostumado a fazer, principalmente, pelo propósito do voo”.

LATAM
Os voos com 15 milhões de máscaras da China chegaram ao Brasil nos dias 10 e 11 de maio. De acordo com a assessoria de imprensa da própria LATAM, “o primeiro voo com equipamentos para combate a Covid-19 pago pela Americanas, em apoio ao Ministério da Infraestrutura e ao Ministério da Saúde. Esta é a primeira de duas operações entre China e Brasil pagas pela Americanas, realizadas pela LATAM Brasil, para transportar 15 milhões de máscaras triplas, pesando 53 toneladas. O primeiro avião (voo JJ9518) decolou de Xangai (hora local), com escala em Amsterdã, e aterrissou (como voo JJ9519) em São Paulo/Guarulhos. O voo foi realizado por uma aeronave modelo Boeing 777 composto por uma equipe de pilotos e funcionários de operações. Percorreu mais de 18 mil quilômetros em cerca d

e 46 horas, passando por três fusos diferentes. Ao pousar em Guarulhos, a aeronave foi recepcionada com mensagem especial da torre de controle. O segundo voo Americanas – LATAM (JJ9519) que trouxe a outra parte da remessa de máscaras chegou a São Paulo/Guarulhos (JJ9159) às 8h40 do dia 11/5. Cada voo transportou 7,5 milhões de máscaras triplas. Os voos foram realizados por aeronaves modelo Boeing 777 e compostos por uma equipe de pilotos e funcionários de operações. Percorreram mais de 18 mil quilômetros em cerca de 46 horas, passando por três fusos diferentes”.
O Ministério da Infraestrutura (MInfra) é responsável pela operação especial para trazer da China 1,2 mil toneladas de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos de proteção serão distribuídos aos estados.

Sobre o Piloto
Cosmopolense
Daniel afirma que sempre foi apaixonado pela profissão e que este voo foi uma experiência muito gratificante em sua carreira. “Eu sempre tive paixão por aviões. Lembro de uma vez, quando eu tinha mais ou menos 10 anos, e levei meus avós ao aeroporto de Guarulhos para viajar. Lá, fiquei observando as aeronaves do terraço e sonhando em um dia pilotar uma delas”, relembrou ele, que continuou. “Com o tempo, outros fatores me impulsionaram a ter certeza de que esta era a profissão que eu gostaria de seguir, como a vontade de saber mais sobre aviões, o interesse por máquinas e por velocidade, além da paixão por viajar e conhecer lugares e culturas diferentes”.

O voo JJ9519
Além da parceria logística com o Governo e o apoio na distribuição de itens médicos nos estados brasileiros, a LATAM também está transportando profissionais de saúde – os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia possuem isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque para atuar no combate a COVID-19. O objetivo da LATAM com esta iniciativa é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com essa crise sem precedentes.
Dentro do Brasil, a LATAM Cargo também segue contribuindo para o abastecimento dos estados com o transporte dos itens de combate a COVID-19. Desde 15 de março, já foram realizados mais de 130 voos para o transporte de cerca de 600 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos. “Estou fazendo parte da equipe de pilotos que realizam os voos para a China, trazendo insumos para o Brasil. Sinto orgulho de estar colaborando, junto com a LATAM, para o combate a COVID-19. Repito que foi uma experiência única voar para um destino totalmente diferente do que eu estava acostumado a fazer, principalmente, pelo propósito do voo”.

Aprendizado em época de Pandemia de acordo com o Piloto Daniel
“Não vejo como dificuldades e, sim, como adaptações, a começar pelos cuidados com a higiene, o uso de máscara e o distanciamento social durante a realização do meu trabalho. Algo positivo é saber que podemos contribuir para o combate da COVID-19.
Como aprendizado, acredito que temos que nos unir, independente de qualquer situação, para diminuir a contaminação desse vírus na população. Nem sempre é fácil, eu diria que a distância é o mais cruel: não acompanhar o dia a dia dos filhos, perder algumas datas comemorativas e não passar finis de semana com a família e amigos.
Porém, a parte gratificante compensa o esforço
“Transportar pessoas que estão realizando o sonho de voar, levar órgãos para transplante, salvando vidas, além de pilotar uma das maiores aeronaves do mundo e ter a oportunidade de levar minha família para conhecer diferentes países.