PIT – Posto de Informações Turísticas de Cosmópolis

O PIT está funcionando e foi aberto sem custo nenhum para os cofres públicos

Essa semana o PIT (Posto de Informações Turísticas) iniciou suas atividades. O Turismo está lutando muito para adequar o município aos padrões de um Município de Interesse Turístico.
Para esclarecer um pouco as coisas, estar entre os 140 MITs (Municípios de Interesse Turístico) do Estado de São Paulo é uma grande batalha que Cosmópolis está travando há tempos. Esse título significa que temos potencial, não que o turismo está instituído. Existe uma enorme diferença entre o município ter potencial, com turismo a ser desenvolvido e já possuir turismo estabelecido. Existe diferença também entre ser MIT e Estância, como é o caso de Holambra, que já recebe visitantes há mais de 30 anos e está em outro patamar. Porém, isso não quer dizer que não podemos também fazer o turismo acontecer futuramente em nossa cidade.
Quem ama Cosmópolis sabe a beleza que temos. Nosso povo é acolhedor, nossa cidade tem muitos lugares bons de frequentar (são inúmeros estabelecimentos) e a nossa natureza é privilegiada. Não podemos depreciar o que temos e sim devemos destacar aquilo em que somos fortes, usando ao nosso favor. O cosmopolense precisa começar a acreditar que aqui é um lugar bom de viver, afinal é aqui que ele mora. Quero dizer que é preciso ter bons olhos para a cidade e boas palavras para quem está tentando tornar a cidade melhor. O turismo está de verdade trabalhando, realizando projetos, promovendo políticas públicas a fim de incentivar que a iniciativa privada enxergue em Cosmópolis uma oportunidade de crescimento turístico.
Estamos dia a dia provando que temos potencial turístico, através das nossas matérias, divulgando nossa gastronomia, o turismo ecológico, o turismo de eventos e também um pouco de pontos ligados à nossa história. Temos consciência de que isso não vai ocorrer da noite para o dia, que será fruto de nosso esforço, de todo estudo que estamos realizando e toda a energia que estamos dispensando para poder plantar uma semente, que germinando dará bons frutos para a cidade.
Está mais do que provado que quando um município recebe turistas, recebe de presente um grande desenvolvimento econômico. É o fator multiplicador do turismo, visitantes chegam a uma cidade, gastam para se alimentar, abastecer seus veículos, se hospedar, comprar lembrancinhas e tudo isso traz divisas para o município receptivo, gerando mais empregos, que geram mais renda para a cidade e assim a economia gira.
Acreditando muito em tudo isso, um dos pontos que precisávamos melhorar é passar a ter um atendimento para as pessoas que vêm de fora, um local para passar informações a quem chega, locais para se hospedar, locais para se alimentar, divulgação do artesanato local, o que conhecer. Esse posto é um requisito importante para alcançarmos o selo de MIT, que poderá trazer fundos ao turismo através de projetos.
O PIT está funcionando e foi aberto sem custo nenhum para os cofres públicos, totalmente montado com móveis e equipamentos que já utilizávamos. A manutenção da sala foi realizada por funcionários, de maneira voluntária.
Estamos trabalhando para o desenvolvimento turístico de Cosmópolis no PIT, de segunda a sexta-feira das 08h ás 17h. O WhatsApp fica disponível para esclarecer qualquer dúvida; é só nos contatar, responderemos o mais breve possível: (19) 99124-6585. Temos também todas as informações disponíveis em nossas redes sociais: Facebook: Turismo Cosmópolis / Instagram: turismocosmopolis
Nosso endereço é Avenida Centenário Dr. Paulo de Almeida Nogueira, nº 421, sala 3 da Rodoviária. Bairro Extinta Estação de Sericicultura – Cosmópolis. Nosso telefone de contato é (19) 3812-3168.

Texto: Letícia AtmannFrungilo
Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Facebook: turismocosmopolis