Pivatto se reúne com Dr. Antonio para falar sobre transição de governo

O Prefeito eleito José Pivatto se reuniu com o atual Prefeito, Dr. Antonio Fernandes Neto, na manhã de terça-feira (4), para tratar sobre a transição de Governo.
Pivatto estava acompanhado, do vice-prefeito eleito Silvio Baccarin, do ex-prefeito Mauro Pereira, além de outros assessores.
Dr. Antonio também estava acompanhado do Secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Thiago José Lopes.

3

A reunião foi a portas fechadas e durou alguns minutos.
Em seguida, Dr. Antonio e o prefeito eleito, José Pivatto, concederam uma entrevista coletiva.

Ao ser questionado sobre como será o período de transição de governo, Pivatto falou. “Num primeiro momento, nós conversamos sobre se haveria e como seria uma transição. Dr. Antonio se colocou à disposição, de abrir as secretarias, principalmente, as principais secretarias, no sentido de que, as pessoas que vão assumir, tivessem um conhecimento antecipado, um diagnóstico da atual situação, para já em janeiro terem os conhecimentos necessários. Assim, poderão tomar as providências necessárias, caso seja necessário. Têm algumas áreas, como educação, que as aulas já começam em fevereiro; a questão de saúde; a questão de finanças; questões de pagamento de salários, então, é importante que os novos Secretários já mantenham contato com os atuais, para que que não ocorra uma descontinuidade nesse sentido. Então, nesse primeiro momento, foi essa a nossa conversa.

Foi proposta a constituição de uma comissão aqui (na prefeitura), para que os novos secretários possam se reportar a eles e para serem encaminhados às respectivas secretarias.

A comissão, a qual Pivatto falou, será formada por alguns secretários, da atual gestão. Sobre como será formada essa comissão e em quanto tempo ela será formada, Dr. Antonio falou: “Eu acho que, praticamente, é de imediato. Eu só vou fazer uma reunião com todos os secretários, que eu não fiz ainda, depois das eleições. Uma comissão simples, só pra ter contato mais bem elaborado, para não ficar uma coisa solta. Mas, eu acredito que, em comum acordo com o Pivatto, eu acho que na última semana de outubro, ou no começo de novembro, depende da vontade deles. Mas, pela nossa, eu acredito, que na semana que vem já estaria pronta e já daria um andamento em tudo, sem problemas. ”

2

A comissão, que será formada pela atual administração, será composta por alguns secretários. Vai ser o Jurídico e mais dois ou três secretários, que estejam mais envolvidos com a administração. Talvez algum técnico, de alguma secretaria, que é interessante e vai ser o pessoal nosso, aqui da administração. A questão vai ser de organizar apenas. Mas, a nossa disposição é que a nova administração tenha todo o conhecimento e já chegue em janeiro com todo o conhecimento necessário.

O que várias pessoas pela cidade questionam é sobre quem serão os secretários que comporão a equipe de governo do prefeito eleito.
Sobre essa questão, Pivatto falou que: “É óbvio que já tem uma equipe montada em mente, mas as conversas são muito preliminares. Então, nós pretendemos apresentar a equipe na última semana de outubro, ou início de novembro, para essa equipe já fazer a transição com os atuais secretários. Mas nomes eu não tenho nenhum para anunciar.

Questionado sobre o nome da vereadora eleita, Cristiane Paes (PT), para assumir a secretaria de educação, Pivatto respondeu que “Não. Não existe nenhuma conversa no momento neste sentido. Não significa que não possa haver, mas, nesse momento, não existe nenhuma conversa. Nem sei se ela tem essa disposição e essa intenção se convidada fosse, porque ela acabou de ser eleita vereadora. Mas, não existe nada, nenhum nome foi ventilado. Lógico que, por conta que já estivemos no governo, sempre se especula em nomes que já foram. Mas, eu sempre digo o seguinte, independe de nomes. Temos uma proposta, tem um projeto e seja qual for o nome, ele vai estar dentro do projeto que temos pra Cosmópolis nos próximos quatro anos”.

A coligação ‘Cosmópolis Merece Mais’, que elegeu José Pivatto como prefeito, para o próximo mandato, era composta pelos partidos: PT, PSL, PSD, PHS, PRP, PSC, PDT e PTC.

Ao ser questionado sobre a participação desses partidos na próxima legislatura, Pivatto ressaltou que: “Nós temos uma aliança. Dentro do critério da competência e da qualificação para o cargo, todos aqueles que estiveram conosco, obviamente é uma coligação, nós não ganhamos sozinhos, estarão representados no governo. Não de uma forma de apadrinhamento, de favorecimento, muito pelo contrário. Primeiro critério nosso é a capacidade técnica, que tenha conhecimento da área e que possa fazer um bom trabalho.

Ainda sobre a transição, ao ser questionado sobre se existe alguma área específica, que preocupe o prefeito eleito, Pivatto lembrou que: “No primeiro momento, nós temos uma preocupação muito grande em relação ao pagamento da folha. Nós temos o décimo terceiro, os dois pagamentos agora em dezembro. O salário de novembro mais o décimo terceiro e já no início de janeiro o pagamento da folha de dezembro. Já até conversamos sobre isso. A nossa preocupação é manter o salário do funcionalismo em dia. Eu acho que isso é fundamento. A partir daí, começamos a trabalhar as outras coisas”.

Se essa preocupação continuaria, após a reunião com o prefeito, Dr. Antonio, Pivatto sorriu e disse que: “Espero que tenhamos a tranquilidade de assumir em janeiro e ele tenha condições de fazer o pagamento no dia. Eu tenho certeza que o Dr. Antonio fará todo o esforço nesse sentido também, porque é uma preocupação. Existe até um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público, para que os salários não fiquem atrasados. Então, essa era uma grande preocupação nossa e percebi também essa preocupação no Prefeito, Dr. Antonio”.

Ao final da entrevista, o atual Prefeito e o Prefeito eleito posaram para uma foto, dando as mãos.

IMG_0598_color