Plantão da biometria: Cartório de Cosmópolis abre neste sábado

Todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo irão funcionar em regime de plantão neste sábado (13). O atendimento será das 8h às 13h, mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A ação tem o objetivo de incrementar o número de cidadãos que já coletaram os dados biométricos. No dia do plantão, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal, com horários variáveis conforme o local (confira a programação).
Em todo o Estado, 478 cidades integram o Ciclo 2019/2020 da biometria obrigatória, planejado pelo TRE-SP. No total, são mais de 11,7 milhões de eleitores envolvidos, dos quais 4,9 milhões realizaram o cadastro, o equivalente a 42,15%.
Os cidadãos residentes desses municípios devem fazer a biometria no prazo definido, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.
Nas demais localidades, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.
Maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo conta com 33.237.521 eleitores, dos quais 15.923.050, ou 47,91%, têm dados biométricos coletados. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que a identificação de todo cidadão brasileiro seja feita por biometria nas Eleições Gerais de 2022.

Documentos necessários
Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes, com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, caso o tenha.

Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Por Tribunal Regional Eleitoral

Em Cosmópolis
De acordo com Pedro Lucas Cabral, Chefe de Cartório da cidade, apenas 45% das pessoas estão recadastradas “Faltam 55% do nosso eleitorado, que se aproxima de 46 mil eleitores, para realizar o recadastramento biométrico. É importante que as pessoas realizem e se atentem, visto que, nas outras eleições, foi de forma não obrigatória, contudo, não será mais assim e acabará implicando no cancelmaneto do Título, gerando ainda mais burocracia posterior. Desde 2015, estamos aguardando os eleitores que terão novembro como prazo final para regularização”.