Plantio de árvores marca o Dia Mundial da Água

Ação ambiental aconteceu em frente da EMEB Prof. Fernando José Bertazzo e contou com a participação dos alunos da unidade escolar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, na terça-feira (22), o plantio de mudas de árvores em frente da EMEB Prof. Fernando José Bertazzo.

A ação ambiental ocorreu para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março, e contou com ajuda dos alunos da unidade escolar.

As árvores absorvem gás carbônico e produzem oxigênio, além de reduzir a poluição do ar. As árvores também são importantes para a preservação de leitos de água, pois ajudam no controle de erosão do solo, evitando, assim, o assoreamento dos mesmos e ajudando na regulação de temperatura.

 

Importância da água para a saúde humana

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água:

-Regula a temperatura corporal;

-Auxilia na desintoxicação do corpo;

-Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos;

-Deixa a pele mais bonita e hidratada;

-Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento;

-Previne o aparecimento de pedras nos rins;

-Melhora a circulação sanguínea;

-Facilita a digestão de refeições.

 

A importância da água para o planeta

A maior parte do planeta Terra é formada por água, cerca de 70%, porém, desse percentual, o maior volume corresponde a água salgada e somente 2,5% são compostos por água doce.

A quantidade de água para consumo é mínima diante da quantidade de água que realmente existe no planeta, por isso, a preservação é tão importante.

Na natureza, a água é responsável pela nutrição de plantas e animais, pela qualidade do solo e equilíbrio do ecossistema. A água da chuva é responsável por encher os maiores reservatórios de água doce, que é de onde toda água própria para consumo é retirada, a exemplo dos rios, lagos e açudes.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis