Na última quinta-feira (05), a Polícia Militar de Cosmópolis, em parceria com a World Self Defense League (Sede Naharya/Israel), Confederação Brasileira de Krav Maga Real Combat e Confederação Brasileira de Combate (CBC), realizaram o I Seminário de Combate Urbano, ministrado pelo Mestre de Krav Maga Rafael Portella.
O evento foi um marco simbólico para oficializar as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo 1º Ten PM Augusto, Comandante do Policiamento em Cosmópolis, com os policiais militares sob seu comando, desde o início de agosto deste ano.
O Oficial, instrutor da Krav Maga Real Combat, considera o sistema de defesa pessoal proposto pelo Krav Maga de suma importância para o dia-a-dia dos policiais, pois tanto preservará a integridade física dos militares quanto a dos civis. Técnicas aplicadas corretamente durante contenções e imobilizações acabam evitando e minimizando lesões decorrentes de uma injusta agressão contra o agente, ou contra terceiros, situações as quais o policial deverá agir. “O Krav Maga é o único sistema no mundo credenciado e reconhecido como não arte marcial e, sim, sistema de defesa pessoal. Ele se faz valer de todo e qualquer mecanismo corporal, fazendo-se valer de sua capacidade física ou mecânica. Eu posso me fazer valer de mecanismos conhecidos como facas, bastões até armas de fogo dos níveis mais avançados. E, claro, armas improvisadas que podem ser, por incrível que pareça, celulares, cartões de crédito, um cadarço, um arame ou uma corda, um cinto, gravata, bolsa e ‘N’ coisas dentro da criatividade do Kravista”, confirma o mestre Rafael Portella.
As atividades são realizadas no tatame da Academia Gracie Barra de Cosmópolis, a qual é também parceira da Polícia Militar e importante peça para o bom andamento dos projetos que ali estão sendo desenvolvidos. O 1º Tenente Tiago Augusto Costa e Silva declara: “Eu já trabalho com ele há um tempo, e eu sempre tive ideia de implementar essa técnica na polícia como uma prática. Na escola de formação, o policial já passa por treinamento, mas, temos o problema da prática disso, como a prática esportiva mesmo. Então, queria implementar a defesa pessoal junto com atividade física, porque existem outros benefícios no Krav Maga que darão condicionamento para o policial e ajudarão no seu trabalho no dia a dia”, afirmou.
Os policiais militares recebem instruções semanais em pleno serviço, sendo que é exigido bastante o condicionamento físico dos policiais durante os treinamentos, pois os mesmos devem estar preparados para qualquer eventualidade durante seus turnos de serviço. “Destaco que a aceitação foi tão boa que policiais militares de folga estão vindo para os treinos, pois, a atividade despertou o interesse e a necessidade pelo aprimoramento físico, mental e de defesa dos praticantes”, acrescenta o Tenente.
Durante o seminário, o projeto foi apresentado ao Ten Cel PM Marcelo Amaral Oliveira, Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, e ao Cap PM Anderson Teixeira da Silva, Comandante da 3ª Cia, os quais foram homenageados pelo Mestre Rafael Portella em nome da Confederação com Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à sociedade. O evento foi finalizado com os comandantes da PM presentes que entregaram certificados de agradecimento da Polícia Militar ao Mestre Rafael e ao Sr. Anderson Amaro, proprietário da Academia Gracie Barra.