PM/SP abre concurso com 221 vagas para oficial

Já estão abertas as inscrições do concurso da PM/SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo). A seleção é destinada ao preenchimento de 221 postos de aluno oficial PM, para ambos os sexos.
Com o provimento do cargo, consequentemente ingressará no curso de formação de oficiais, no bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública. O bacharelado funcionará na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir diploma de ensino médio, ter idade entre 17 e 30 anos e estatura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60 para os homens. A remuneração inicial para o cargo de aluno-oficial PM é de R$ 2.988,05.

Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 26 de outubro. A ficha de cadastro está disponível na página eletrônica da banca organizadora do processo seletivo, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).
O valor da taxa de participação do concurso da PM/SP é de R$ 130 e o seu pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data limite de 27 de outubro.

A prova
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos a oficial do Barro Branco será o exame de conhecimento, que será dividido em duas partes: prova objetiva e avaliação dissertativa.
A prova objetiva terá duração de quatro horas e será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo oito de história, cinco de filosofia, cinco de sociologia, oito de geografia, 28 de língua portuguesa e interpretação de texto, seis de língua inglesa ou espanhola, 10 de matemática, cinco de noções de administração pública e cinco de noções básicas de informática.
Já a prova dissertativa terá duração de duas horas e contará com uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 19 de novembro, em horários distintos, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
O concurso da PM/SP ainda será constituído das seguintes etapas: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.
Gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei, por intermédio da conclusão com aproveitamento do bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do posto inicial de oficial.