Pneus chegam ao desgaste natural ao atingirem o TWI

Ao adquirir uma moto, o proprietário deve estar ciente de que precisará fazer diversas manutenções, quantas forem necessárias, a fim de manter sua própria segurança e de terceiros. Manter os pneus sempre em bom estado é essencial para garantir a estabilidade, a segurança e a aderência da motocicleta.

De acordo com o mecânico de motos Marcelo José Rodrigues de Oliveira, os pneus devem estar em boas condições, além de estarem sempre calibrados para garantir sua aderência com o asfalto. “Devem-se mantê-los calibrados e com um bom estado de conservação. O pneu com desgaste no sulco, ou seja, seu desgaste quando chega ao limite chamado TWI, perde totalmente sua aderência. Esse é o desgaste natural do pneu”, informa.

Para tanto, é necessário fazer semanalmente a calibragem dos pneus, tanto em motos de altas e baixas cilindradas. “O nível de calibragem de motos maiores para o pneu de trás gira em torno de 36, e para as motos menores, 33; já no pneu da frente, é recomendado 29. Como o maior peso costuma ficar atrás da moto, por conta dos passageiros e das cargas, então, a calibragem deve ser maior no pneu traseiro”, esclarece o especialista.

Andar com o pneu descalibrado pode danificar e diminuir a vida útil do item. “Fazendo a manutenção correta, os pneus costumam exigir troca após oito a dez mil quilômetros; porém, se o condutor não cuida, a vida útil cai pela metade”, adverte Marcelo. É após essa quilometragem que os pneus devem ser substituídos.

No entanto, mesmo tendo uma quilometragem específica, o condutor deve perceber se os pneus estão com bolha, trincos, ou se estão desgastados. “Com desgastes mais graves, o condutor pode até mesmo sofrer um acidente. Além de perceber a indicação TWI, tem a parte visual, que o proprietário da moto precisa se atentar. Todo tipo de desgaste que não é normal exige atenção e manutenção instantânea”, explica o profissional.

Além de se atentar aos desgastes do pneu, é possível perceber que os pneus não estão em bom estado quando a frenagem fica prejudicada, principalmente, nas curvas e quando chove. “No asfalto molhado, a moto com o pneu desgastado perde completamente a aderência com o solo, aumentando os riscos de acidentes”, explicita o mecânico.

Cada moto tem o pneu correto para ser substituído, indicado pelo fabricante, ou é possível informar-se com um mecânico para aconselhar o pneu adequado. “É importante, além de trocar o pneu no tempo correto, sempre colocar um pneu de qualidade, e não os pneus ‘remold’ que estão sendo vendidos em alguns locais. Esses pneus são feitos reutilizando carcaças velhas, e sua venda é proibida, porque não oferecem segurança alguma”, alerta Marcelo.

O preço do pneu novo de uma moto de 125 cilindradas gira em torno de R$ 90 a R$ 120. “Independente do gasto, a segurança deve vir em primeiro lugar”, finaliza o profissional.

Marcelo José Rodrigues de Oliveira Mecânico de motos Metralha Motos

Marcelo José Rodrigues de Oliveira
Mecânico de motos
Metralha Motos