Os pneus são parte fundamental de um automóvel. A manutenção dos mesmos precisa ser feita com precisão e cuidado para evitar acidentes e problemas de desempenho do veículo. E você, sabe quando realizar a troca ou se os pneus de seu carro estão de acordo com as especificações?
Cuidados com os pneus
Valeria Aparecida Marques, proprietária da oficina NW Pires, comenta que “não andar com os pneus murchos, mantê-los calibrados e manter o carro sempre alinhado ajuda para que os pneus continuem trabalhando em ordem. Dá para perceber quando o carro está desalinhado se você sentir o volante ‘puxando’”, explica.
Ela ainda acrescenta que “na parte de calibragem, você vai saber quando precisa ser calibrado se sentir os pneus
‘baixos’. É sempre importante fazer a verificação da calibragem pelo menos uma vez ao mês”.
Valeria completa dizendo que “cada carro tem um tipo de pneu específico, para cada marca e modelo”.
Rodas x pneus
Segundo Valeria, as rodas influenciam também no desempenho do veículo. “Eles saem de fábrica com modelo específico, o que influencia na economia de combustível e no desempenho”.
Quantos quilômetros o veículo pode andar com os mesmos pneus?
“A forma como você dirige, assim como o asfalto, influenciam diretamente no tempo para a troca dos pneus. Um carro que roda mais sobrecarregado ou com mais peso vai ter um desgaste mais rápido que um carro com roda mais leve. Se a pressão do pneu estiver incorreta, o pneu também vai ter desgaste prematuro. O tipo de pneu também vai ser muito importante para definir a durabilidade. Alguns pneus são desenvolvidos para serem melhores na chuva ou terem menos ruído, ou melhor, em velocidades superiores e calor, cada um destes atributos tem um efeito diferente na durabilidade do pneu.
É recomendada a troca dos quatro pneus ao mesmo tempo, se tiverem sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições de uso