Poção do Rio Jaguari

Entre as corredeiras, estão formações rochosas desenhadas pela força das águas, com grandes poços fundos

Cosmópolis possui diversos atrativos turísticos naturais e, entre eles, um dos que mais se destacam é o Poção. Local perigoso, não recebe esse nome à toa. Entre as corredeiras do Rio Jaguari, estão formações rochosas desenhadas pela força das águas, com grandes poços fundos.
É local de grande importância histórica, a fazenda que deu origem ao nosso município recebeu o nome de Fazenda Funil porque o rio Jaguari, nesse local, possui corredeiras que desembocam num poço, que se estreitando, lembram um funil que chega ao Poção.
Paulo Nogueira Neto foi, além de um dos proprietários da Usina Ester, ambientalista, professor universitário, pesquisador e também a primeira pessoa que ocupou o cargo de coordenação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (atual Ministério do Meio Ambiente). Foi também presidente da ADEMA (Associação de Defesa do Meio Ambiente), vice-presidente da S.O.S. Mata Atlântica e Presidente Emérito do WWF-Brasil.
Por amar tanto a natureza, desenvolveu o projeto que reflorestou a mata ciliar do Rio Jaguari, que até então estava improdutiva e desmatada. Observando matas remanescentes, conseguiu resgatar a paisagem, procurando mudas das mesmas plantas que haviam lá anteriormente. A mata que cerca o rio não é nativa, porém, como foi reflorestada com estudo e cuidado, gera um cenário belíssimo.
Chegando às margens do rio, a visão das águas límpidas correndo entre as rochas enormes compõe uma linda paisagem. A essa altura, as águas do rio Jaguari ainda estão limpas e puras e o local recebe muitos visitantes para apreciar a paisagem, que possui grande beleza natural. Porém, atenção, não é aconselhável banho. O leito do rio é muito acidentado e possui muitos poços e muitas pessoas já morreram afogadas ali.
Mais uma vez, destacamos a importância de preservar a natureza. Logo na entrada da trilha, já é possível ver muito lixo que os visitantes jogam sem cuidado. Pedimos que, ao visitar o local, as pessoas deixem apenas pegadas…

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis