Podemos descansar no meio da Guerra?

“A parte de quem ficou será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais”. Davi fez disso um decreto e uma ordenança para Israel, desde aquele dia até hoje. (1 Samuel 30:24-25)

Fala meus amores e minhas amoras, é com grande prazer e gratidão que agradeço por mais um ano junto com vocês, no ‘Caderno de Jesus’.
Desde já, desejo a todos um feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo com muita paz, saúde e prosperidade.
Quero deixar aqui uma pequena reflexão tirada do Livro da Bíblia para pensarmos e refletirmos!!!!
Será que em tempos de Guerra devemos DESCANSAR!?
Qual tipo de guerra é essa!? Essa guerra pode ser espiritual, financeira, conjugal, familiar, emocional ou mental, todas elas são guerras que enfrentamos diariamente, mas tem uma delas que nos faz paralisar. O Rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, nos revela magnificamente o poder de descansar enquanto está acontecendo uma guerra.
Em (1 Samuel 30:21-25) diz: A bíblia relata que Davi tinha 600 soldados que caminhavam com ele para as batalhas. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. Então, Davi e seus soldados choraram até não terem mais forças. (1 Samuel 30:3-4)
Também se encontra nesse trecho bíblico o desespero desses soldados, que cogitaram apedrejar Davi o seu líder. (1 Samuel 30:6).
Primeira Lição que aprendemos com o rei Davi é que devemos perdoar as pessoas, pois estes soldados estavam amargurados de corpo, alma e mente; os seres humanos só ferem outras pessoas porque estão feridos.
Outra coisa que podemos aprender com o rei Davi é que ele percebeu que 200 soldados estavam exaustos, não só fisicamente, mas sim, mentalmente, pois eles já vinham de outras batalhas das quais foram rejeitados (1 Samuel 30:9-10).
O rei Davi sempre consultava o Senhor para suas guerras, e Deus sempre respondia, mas o que me espanta foi a sensibilidade dele de perceber que aqueles 200 soldados estavam exaustos mentalmente, e que caso ele cogitasse em levá-los para a guerra, com certeza, perderiam.
Por último, aprendemos com o rei Davi que, ao voltar da guerra, foi até os duzentos homens que estavam exaustos demais para segui-los, e os cumprimentou no Ribeiro de Besor, lugar onde pararam para descansar (1 Samuel 30:21), ou seja, o rei Davi compreendeu que o DESCANSAR é PRIMORDIAL e que não devemos excluir ninguém, pois até parados estamos em movimento.
E por mais que outros tentem não validar o seu descanso, não se preocupe, o rei lutará e decretará uma lei ao seu favor, distribuindo todos os tributos e bens em partes iguais, assim como foi com os maus e vadios elementos que não concordaram em distribuir os bens com os que haviam ficado. Mas, o Rei Davi os exortou:
“Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós”. (1Samuel 30:23).
Davi entendeu que todos nós somos importantes perante o Senhor e que somos importantes também quando não temos forças para vencer a nossas Guerras. Deus mandará o sustento e os bens que precisamos ainda que não tenhamos batalhado ou guerreado.

Missionária Darlene S. Santos
@MulheresPower72
Projeto Evangélico Emunah
YouTube Mulheres Power