Poder para pensar e fazer

As Escrituras Sagradas são a perfeita norma da verdade e, como tal, a elas se deve dar o mais alto lugar na educação. Para se obter uma educação digna deste nome, devemos receber conhecimento de Deus, o Criador, e de Cristo, o Redentor, como são revelados na Palavra Sagrada.

Cada ser humano criado à imagem de Deus é dotado de certa característica própria do Criador: a individualidade, capacidade de pensar e agir. As pessoas nas quais se desenvolve essa qualidade são as que encaram responsabilidades, lideram empreendimentos e influenciam pessoas.
A verdadeira educação desenvolve essa qualidade Divina, preparando os jovens para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento dos outros. Em vez de limitar seu estudo ao que as pessoas têm dito ou escrito, que os estudantes sejam encaminhados às fontes da verdade, aos vastos campos abertos para a pesquisa na natureza e na revelação. Que contemplem as grandes realidades do dever e da vida, e a mente se expandirá e se fortalecerá. Em vez de pessoas escolarizadas e fracas, as instituições de ensino poderão produzir pessoas fortes para pensar e agir, que não sejam escravas das circunstâncias, que possuam mente ampla, clareza de pensamento e coragem nas suas convicções.
Uma educação assim provê mais do que disciplina mental e treinamento físico. Fortalece o caráter de modo que a verdade e a retidão não sejam sacrificadas ao desejo egoísta ou ambição mundana. Fortifica a mente contra o mal. Em vez de qualquer paixão dominante tornar-se um poder para a destruição, todo motivo e desejo é posto em harmonia com os grandes princípios do que é correto. Ao meditar sobre a perfeição do caráter de Deus, a mente se renova, e a alma é restaurada à Sua imagem. […]

O ideal de Deus para Seus filhos é mais elevado do que o mais elevado pensamento humano pode atingir. A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido. Diante do estudante, está disponível um caminho de contínuo progresso. Ele tem um objetivo a alcançar e um padrão a atingir, os quais incluem tudo que é bom, puro e nobre. Ele progredirá rapidamente e tanto quanto for possível, em cada ramo do verdadeiro conhecimento. Seus esforços se dirigirão a objetivos mais elevados que os meros interesses egoístas e temporais, assim como os céus são mais altos do que a Terra (Educação, p. 17-19).