Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração

Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6,21

Queridos amigos e leitores, hoje trago para nossa reflexão “a pergunta do milhão”: Onde está o teu coração? Pois a partir da resposta, segundo o trecho do Evangelho de São Mateus, citado no cabeçalho deste artigo, onde está o nosso coração, está o nosso tesouro, isto é, aquilo que temos de mais precioso, aquilo que mais nos importa.
É lógico que, para a pergunta dada, surge uma infinidade de respostas, provavelmente todas válidas e positivas, meu coração está com Deus, meu coração está com meus filhos, meu coração está com o amor da minha vida, meu coração está com meus pais, e etc. E até aí tudo bem, mas a ideia aqui é parar e pensar com sinceridade, por isso, vamos acrescentar alguns questionamentos e ver se a resposta ainda permanece igual.
Quanto tempo você “gasta” com aqueles que você ama ao longo da semana? Quanto tempo você reserva para rezar-orar? Para rever os amigos? Para passear com os filhos? Para estar com os pais? Para fazer alguma atividade que te encha de prazer e alegria?
Aposto que agora as respostas mudam, a clássica justificativa será a falta de tempo, mas como disse acima, paremos para pensar de fato. Se o meu tesouro está realmente nessas coisas que respondi, não deveria estar nessas pessoas e atividades minha prioridade? Se realmente o que tenho de mais precioso é isso, não deveria ser Deus, a família, os amigos, a ocuparem maior destaque no meu dia a dia?
Acho que não preciso acrescentar mais nada, deixo apenas um convite, a partir da convicção que carrego comigo, sem dúvidas, Deus, a família, o amor, os amigos são preciosos para nós, mas na correria do dia a dia, na agitação da nossa vida sempre com pressa e com muitas coisas a fazer, muitas vezes deixamos de lado o que realmente é valioso. Em algumas circunstâncias, a vida até nos permite corrigir, outras vezes, o tempo passa, as pessoas se vão e ficam o remorso e a culpa por não ter ocupado mais nosso tempo com aquilo que realmente nos importava.
Se nos organizarmos certinho, dá tempo de tudo e muito mais, o trabalho é necessário, até as coisas chatas e entediantes, temos que fazer, mas, em hipótese alguma, devemos deixar em segundo plano o que realmente nos importa e sobretudo quem nos importa.
Peçamos ao Senhor a sabedoria e o discernimento para fazer as coisas do jeito certo e no tempo certo. Ele é nosso maior tesouro, confiemos Nele.
Deus te abençoe.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Sta. Gertrudes e Sagrado Coração de Jesus