Hoje em dia, muitas pessoas buscam maneiras diferentes e divertidas para se exercitar. Cansadas da mesmice, procuram algo que associe queima calórica, trabalho muscular e, acima de tudo, uma atividade que proporcione bem-estar.
Para muitas pessoas, homens, mulheres e, inclusive, crianças, o Pole Dance é tudo isso e muito mais. Além de ajudar na parte física, tonificando e definindo a musculatura, queimando calorias, aumentando força e flexibilidade, também trabalha a parte psicológica, pois, nessa atividade, a superação de desafios é constante. Com isso, vemos um aumento na auto-estima dos praticantes, a cada evolução e a cada superação.
As aulas de Pole Dance são feitas em uma barra de inox e envolvem exercícios de força, flexibilidade, giros, subidas, inversões, quedas. Em cada nível, trabalhamos uma série de exercícios específicos a cada indivíduo, levando uma série de fatores em consideração. As turmas são reduzidas para facilitar esse trabalho.
As aulas são feitas de shorts e top devido à necessidade do atrito entre pele e barra. Esse atrito pode ocasionar queimaduras leves e hematomas, mas, é necessário para as travas e giros característicos. Mesmo assim, não impede os praticantes de executar os movimentos com graça e perfeição.
A prática não é indicada para pessoas que já tenham algum problema pré-existente, como contusões, problemas na coluna e articulações, labirintite, e sempre se deve fazer a avaliação médica.
Dentro dessa modalidade, existem muitas vertentes, como o Pole Sport, Pole Fitness, Pole Art, Pole Sensual, cada qual com sua característica. Hoje em dia, principalmente nos campeonatos reconhecidos mundialmente, podemos ver coreografias de alto nível artístico, com movimentos de força e flexibilidade extrema e acrobacias de tirar o fôlego.