Polícia Civil com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal prendem autor de Maria da Penha e evitam feminicídio

Indiciado ameaçou a vítima com uma arma e depois tentou atropelá-la

Na terça-feira (30), por volta das 11h30, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, prenderam um autor de Maria da Penha e evitaram um crime de feminicídio, na Rua Ladislau Tallo, no Parque Dona Esther, em Cosmópolis.

O indiciado é um ajudante, 21 anos, união estável, natural de Cosmópolis, residente na Rua Ladislau Tallo.

Segundo o Boletim de Ocorrência, os Policiais Civis lotados na Delegacia de Cosmópolis, Cesar e Henrique, juntamente com os Policiais Militares Ferreira e Fernando, narraram que estavam planejando, nesta data, o cumprimento de mandado de busca e apreensão, referente a um processo digital, expedido pelo Juízo da Comarca de Cosmópolis, que versa sobre a Lei Maria da Penha, mais precisamente, de ameaças à vítima com arma de fogo, conforme dados registrados no Boletim de Ocorrência 859/2021, desta Delegacia de Cosmópolis.

Nesse sentido, e para o planejamento da busca, que deveria ocorrer no próximo dia, o Investigador de Polícia Cesar, na manhã de terça-feira (30), resolveu ligar para a vítima para colher mais informações sobre o autor. Durante a ligação, a vítima disse que o autor havia acabado de tentar atropelá-la e estava lhe ameaçando, informando que ele estaria na frente da residência da genitora da vítima, na rua Angelo Capraro.

Oportuno destacar que o Investigador Cesar estava com a viatura descaracterizada, perto daquele local. Ele se aproximou dali e pediu apoio aos colegas da Delegacia, quando notou que o autor entrou justamente na residência onde seria cumprida a ordem judicial de busca e apreensão, situada à rua Ladislau Tallo, nesta cidade de Cosmópolis.

Enquanto o Investigador Cesar aguardava o apoio dos demais Policiais Civis, notou que o indiciado estava saindo da residência. Sendo assim, o abordou e o algemou, vindo este a resistir e iniciar fuga, sendo acompanhado pelos Policiais que estavam chegando para apoio. Na fuga, o indiciado se jogou contra uma cerca formada de arame farpado e telhas de zinco, correndo para dentro de uma área verde, sendo solicitado apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Com o local cercado, o indiciado se entregou, mas já havia danificado a algema número 019, marca Rossi, patrimônio do Polícia Civil do Estado de São Paulo. Com o indiciado detido, foi procedida a busca e apreensão em sua residência, sendo localizada uma certa quantidade de discos de corte e cadeados que aparentam ser de procedência duvidosa, já que não tinham nota fiscal e o indiciado não soube informar a procedência.

Na lavanderia da casa, dentro de um calçado de trabalho do indiciado, foi localizada uma arma de fogo, do tipo revólver, com numeração suprimida e municiada com 6 (seis) munições calibre 38 SPL, intactas. A referida arma foi reconhecida pela vítima como a mesma arma que o indiciado a havia lhe ameaçado.

Os Policiais conduziram o capturado até a Delegacia, juntamente com a arma e objetos, que foram apreendidos, sendo que a arma será encaminhada para perícia. O Delegado de Polícia determinou a prisão em flagrante delito do indiciado, sem arbitramento de fiança. Ele vai responder por violência doméstica/ameaça; posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida; e dano qualificado.

Dados baseados no Boletim de Ocorrência: 805/2021