Polícia Civil de Cosmópolis orienta sobre casos de falso sequestro e dá dicas de como agir nesta situação

Algumas dicas podem ser valiosas para identificar o estelionato e não cair no golpe

Frequentemente, muitas pessoas recebem chamadas de falsos sequestros, pedindo dinheiro ou créditos para telefone celular

Frequentemente, muitas pessoas da cidade de Cosmópolis e da região recebem chamadas de falsos sequestros, pedindo dinheiro ou créditos para telefone celular.
Como uma forma de orientar e prevenir enganos por criminosos, a equipe de reportagem da Gazeta de Cosmópolis e TV Jaguari procurou o apoio da Polícia Civil de Cosmópolis para dicas e orientações em casos como estes.
Acompanhe, na íntegra, alguns cuidados ao receber telefonemas que criam pânico:

1- Procure somente pela Polícia Civil
“Sempre quando se fala em sequestro, o que a pessoa pode fazer é procurar pela Polícia Civil, sem alertar qualquer outra força de segurança, seja ela Guarda Municipal ou Polícia Militar para que não vá viaturas até a casa da pessoa e isso não se torne ainda mais alarmante. A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é alertar a Polícia Civil porque quando se trata de sequestro, se ele for real, geralmente, são pessoas que moram perto e não vão querer a polícia, não vão querer negociar…”

2- Não bloqueie a chamada
“Existe toda uma técnica para sequestro. Não desabilitamos o WhatsApp, por exemplo, fazemos a pessoa ligar para se ter a localização de quem liga. É essa entre muitas outras técnicas. Temos pessoas especializadas que trabalham somente com sequestro na Polícia Civil.

3- Não se apavore
“Na dúvida entre sequestro e falso sequestro, tentar desligar ou ganhar um tempo e falar com a pessoa que está supostamente sequestrada. Desliga e, se for necessário, vá até a delegacia. Mas, nunca transfira dinheiro em um primeiro momento.

4- Não estão te observando
“Mesmo quando falam que estão te observando, que estão na esquina, é tudo mentira! Não acredite nisso. Não transfira dinheiro, entre no carro e vá sem medo para a delegacia”.

5- Pare e pense!
“Para entender a complexibilidade, querendo ou não, nunca se sabe quando é sequestro ou falso sequestro. Porém, pare e pense, a pessoa que está sendo vítima vai saber se ela tem um potencial econômico enorme para estarem sequestrando o parente dela ou não.

6- Grande parte dos supostos sequestros é falsa, raramente, sequestros relâmpagos.
“Antes de entrar em pânico, lembre-se que este golpe é cada vez mais comum e é essencial que se mantenha a calma e tente raciocinar. Nunca entre na conversa de estranhos. Não revele nomes. Não fale demais. Toda informação que você revelar será usada contra você.

Apoio Polícia Civil