Polícia Civil de Cosmópolis orienta sobre golpe do WhatsApp

Clonagem aconteceu com várias contas

“Através do envio de links maliciosos, que é a forma mais corriqueira para despertar a curiosidade das pessoas…”

Vários casos de ação criminosa através de aplicativos de bate-papo, especialmente o ‘WhatsApp’, foram registrados em Cosmópolis e região e ficaram conhecidos como o “golpe do WhatsApp”. A ação funciona da seguinte forma: os criminosos, ou clonam o celular da vítima e espelham o aparelho, ou duplicam o próprio WhatsApp. A partir do aplicativo, enviam mensagens e pedem transferências bancárias a amigos e familiares, ou solicitam ajuda financeira para situações de supostos acidentes ou situações adversas.
Em contato com a Polícia Civil da cidade de Cosmópolis, através do Policial César, algumas orientações foram transmitidas. “Caso tenha sido vítima, avise seus contatos imediatamente, registre uma ocorrência policial, encaminhe um e-mail para support@whatsapp.com e no assunto escreva ‘URGENTE WHATSAPP HACKEADO’ – Na sequência, o pedido para desativar a conta. Coloque o número do seu telefone com o código do seu país (+55). Após isso, tente reinstalar seu número. Caso não consiga pelo fato do criminoso ter habilitado a verificação em duas etapas, digite códigos errados até bloquear a conta”.
Outro detalhe importante salientado pela Polícia Civil é “Nunca forneça códigos SMS a terceiros e habilite a verificação em duas etapas para proteger a sua conta. Também orientamos o seguinte: peça aos seus amigos, através de suas respectivas contas, procurar por seu contato e no menu superior direito tocar na opção ‘denunciar contato’. Quando pelo menos cinco fizerem isso, automaticamente o número será bloqueado para análise da conta’.
A ingenuidade é o que leva muitas pessoas a caírem nesse tipo de golpe. O crime acontece, comumente, quando uma terceira pessoa tem acesso direto ao celular, que pode ser até durante uma manutenção ou através do envio de links maliciosos, que é a forma mais corriqueira para despertar a curiosidade das pessoas e então agirem de má fé.