Polícia Civil deflagra Operação “Honoris” em dois bairros de Cosmópolis

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências de investigados pelos crimes de ameaça e difamação (stalking)

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da Delegacia de Polícia de Cosmópolis, deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (14), a Operação “HONORIS”, com o escopo de cumprir dois mandados de busca e apreensão nas residências de investigados pelos crimes de ameaça e difamação (stalking), onde está sendo utilizada a rede social Instagram, na página denominada @cornopolisofc, onde estão sendo publicados, na modalidade “stories”, comentários ofensivos à honra e à dignidade da pessoa, principalmente, abordando tema como traição extraconjugal e homofobia, bem como ameaças de que irão continuar postando, sem temer a Polícia ou a Justiça.

A página citada não cita quem seja o proprietário, postando as difamações de forma anônima, criando grande indignação nas pessoas afetadas por violação de privacidade. Foi solicitado, inicialmente, ao Meta, a preservação dos dados e posteriormente  requerida expedição de mandados de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos, onde foram apreendidos aparelhos celulares e computador que irão dar prosseguimento às investigações.

Os investigados têm 26 e 36 anos e são moradores dos bairros Vila Cosmopolita e Parque Ester. Eles foram devidamente inquiridos pela Autoridade Policial, onde negaram a participação no crime, porém, há fortes indícios de que um dos investigados é o criador do perfil e o outro trata-se de um colaborador.

Foram apreendidos: 03 notebooks, 04 aparelhos celulares e 1 computador.

 

 

B.O. AQ0974/2024 (ameaça e difamação c.c. lei 14.132/2021) e outros