Polícia Civil esclarece homicídio do eletricista Danilo

Crime aconteceu na noite de terça-feira, na Rua Paulo Azevedo Filho, na região dos ‘predinhos’

Na tarde de quinta-feira (04), por volta das 9h, a Polícia Civil prendeu o Ajudante de Pedreiro, de 22 anos, morador da Rua Paulo Azevedo Filho, Novo Cosmópolis, num condomínio de apartamentos populares, acusado de ter desferido os golpes de faca que levaram à morte do eletricista Danilo Garcia da Silva, de 31 anos.
Assim que tomou conhecimento do crime, a Equipe do S.I.G. – Setor de Investigação Gerais da Delegacia de Polícia deu início às investigações, sendo possível identificar o autor do delito. Segundo os levantamentos iniciais, a motivação do crime foi que a vítima teria se relacionado com a mulher do autor. Diante das informações, a Autoridade Policial representou pela prisão temporária do autor.
Já com mandado de prisão temporária decretado, o acusado se entregou na Delegacia local. Ele foi ouvido pela Autoridade Policial e confessou o crime. Depois, acompanhou os investigadores e, durante as diligências, indicou o local onde havia escondido a faca, de cozinha, com cabo preto e suja de sangue, que foi utilizada no crime, junto com a camisa azul, que utilizava no momento, com respingos de sangue. Após buscas pelo local apontado, uma área verde atrás do condomínio onde ocorreu o crime, foi possível localizar os referidos objetos que foram apreendidos pela Autoridade Policial.
O autor confessou a motivação do crime, explicando que, em novembro de 2020, se separou de sua convivente, com a qual tem dois filhos. Mas, voltou com a convivente em janeiro de 2021, entretanto, ficou sabendo que ela havia tido uma breve relação amorosa com a vítima Danilo. Como todos moravam no mesmo condomínio, não suportou ver Danilo todo dia o encarando, e decidiu matá-lo com golpes de faca.
O Delegado de Polícia, Fernando Fincatti Periolo, representou pela prisão temporária do autor, pedido este que foi acolhido pelo Ministério Público e Poder Judiciário local. Após expedido o mandado, por determinação da Autoridade Policial, o Setor de Investigações deu cumprimento ao mandado de prisão temporária e o autor foi recolhido na Cadeia Pública de Sumaré, onde está à disposição da Justiça.
O crime
Na noite de terça-feira (02), por volta das 19h, o eletricista Danilo Garcia da Silva, de 31 anos, foi morto a facadas em seu apartamento, localizado na Rua Paulo Azevedo Filho, no bairro Recanto Novo Cosmópolis, na região dos ‘predinhos’.
Segundo consta em Boletim de Ocorrência, a vítima Danilo estava em seu apartamento quando bateram à porta. Ao abri-la, foi surpreendido com vários golpes de faca. Danilo ainda conseguiu trancar a porta com a fechadura após o ataque e fuga do agressor. Uma testemunha e amigo da vítima ouviu barulho e foi verificar o que estava acontecendo, momento que ficou sabendo do ocorrido e teve que arrombar a porta para socorrer Danilo, que estava caído próximo da porta, já agonizando. Ele foi levado pela ambulância até o pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia, mas, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil esteve no local e coletou informações para investigação. O local foi resguardado até a chegada da equipe de perícia. A perícia técnica esteve na cena do crime e recolheu os chinelos que ficaram no apartamento: um par do lado de fora, provavelmente do agressor; e um pé que estava dentro do apartamento, pertencente à vítima. Já o outro pé de chinelo foi recolhido no hospital porque estava em um dos pés da vítima.
Danilo, nascido em São Caetano do Sul, era morador de Cosmópolis há mais de 20 anos e deixou dois filhos, uma adolescente de 13 anos e um menino de 8 anos.

Dados baseados no BO 580/2021 e 594/2021