Polícia Civil incinera mais de 170 quilos de drogas

A Polícia Civil de Cosmópolis incinerou, na sexta-feira (24), mais de 170 quilos de drogas.
Durante uma operação, que foi montada na Delegacia de Cosmópolis, as drogas foram transportadas até o local onde seriam incineradas.
Todo o entorpecente foi apreendido durante diversas operações, realizadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, nos últimos meses.
Quando algum entorpecente é apreendido, ele é encaminhado para o laboratório de análises, da Polícia Científica, em Americana.
No Instituto de Criminalística (IC), a substância é analisada e um laudo pericial é elaborado. Nesse laudo, o perito comprova se a substância apreendida realmente é alguma droga ilícita.
O Laudo Pericial é anexado ao Inquérito Policial, que depois é encaminhado para a Vara Criminal, de Cosmópolis, onde o caso é julgado.
Com o fim do processo, todo o entorpecente pode ser incinerado, aguardando apenas a decisão da Justiça.
Diversas operações para que essas drogas sejam incineradas já foram realizadas em Cosmópolis.
Dessa vez, porém, os Policiais utilizaram um forno incinerador de outra empresa, instalada na Rodovia Professor Zeferino Vaz, SP 332.
Todo o processo para que a droga seja incinerada é longo e depende de diversas autorizações, não só da Justiça, como também de órgão de Vigilância Sanitária.
Na tarde de sexta-feira (24), as drogas foram transportadas, em comboio, até a empresa, onde foram queimadas.
Acompanhada da Promotora de Justiça, Dra. Patricia Taliatelli Barsottini, de escrivães de Cosmópolis e também de representantes da Vigilância Sanitária, toda a droga foi descarregada e colocada em esteiras.
Através das esteiras, a droga entrou no forno de incineração e, em poucos segundos, foi consumida pelo fogo.
No total, foram incinerados mais de 93 quilos de maconha, 23 quilos de cocaína, quase 5 quilos de crack, além de quase 50 quilos de outros materiais entorpecentes.