Polícia Civil investiga furto de combustível em túnel em Cosmópolis

Na tarde de quinta-feira, 06, a Polícia Civil de Cosmópolis deu início a um trabalho de investigação sobre o caso de furto de combustível, diretamente, em um dos dutos da Petrobras, na cidade de Cosmópolis.
De acordo com o investigador de Polícia local, Eduardo César Ribeiro, o mesmo foi acionado por um colaborador da própria estatal, a Petrobras Transportes S. A., para verificar o local onde estaria ocorrendo o furto de combustível. Já no referido lugar, o investigador notou um túnel por onde saía uma mangueira e percorria em direção a mata nativa.
De pronto, foi informado sobre o acionamento da perícia no local, entretanto, o representante da Petrobras informou que teria que intervir com uma equipe de pronto atendimento no lugar do crime devido o risco de acidentes (explosão e outros) e também o risco de contaminação ambiental.
De acordo com registros do Boletim de Ocorrência, a própria estatal providenciou faixas e evacuação do local rapidamente. A perícia só pode ser realizada após serem implantadas medidas de segurança no local, onde perito e fotógrafo compareceram.
Ainda de acordo com o B.O., com o apoio de policiais civis da DIG de Americana e DIG de Limeira, foram realizadas novas diligências no local. Segundo perito e representante da Petrobras, foi constatado túnel ligando área da mata ao duto ‘OSBRA 20’ com derivação clandestina no km 10,960, além de uma válvula soldada ao mesmo duto, faixa de duto ‘OSBRA 20’.
No local, foi constatada uma mangueira para ligar o duto ao local de carregamento que seria utilizado para furtar combustível transportado nesse modal dutoviário. A mangueira exalava combustível do tipo gasolina, mas, os representantes da empresa não souberam informar a quantidade de combustível furtada.
Segundo representante da Petrobras, quem notou o furto ‘em tela’ foram analistas ambientais da ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação das Biodiversidades – e do Instituto Corredor das Onças. O Investigador de Cosmópolis, Eduardo César, já entrou em contato com ambos os representantes que deverão comparecer ao Plantão Policial para mais esclarecimentos do ocorrido. Inclusive, o representante da empresa Petrobras também deverá comparecer para mais informações e detalhes sobre a ‘rés furtiva’, que pode ser gasolina, diesel ou outro, já que no mesmo duto são transportados diversos tipos de combustíveis.

B.O. 2035/2019